Norma prepara escolas para diminuir dificuldades de alunos com TDAH

Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) atinge cerca de 2 milhões de brasileiros


Cerca de 2 milhões de brasileiros possuem o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), transtorno que dificulta a aprendizagem e está, cada vez mais, sendo diagnosticado em crianças. Esse cenário traz um desafio para as escolas do país, que pode ser sensivelmente enfrentado com a adequação à norma ISO 21001 - Sistema de Gestão para Organizações Educacionais, que aborda requisitos de qualidade, visando a satisfação dos alunos, incentivando o ensino personalizado e equitativo.

A norma, desenvolvida em 2018, foi traduzida para o português em 2020, ano de início do surto de Covid-19. Com a pandemia, o percentual de crianças com dificuldades para ler e escrever saltou de 15% em 2019 para 33,8% em 2021, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Uma organização certificada com a ISO 21001, deve ter, obrigatoriamente, educadores e colaboradores com treinamento especializado para pessoas com deficiência (PCD) e/ou que possuam necessidades especiais. Deve, também, estender o bom relacionamento às famílias dos estudantes, que poderão, inclusive, se envolver na gestão escolar.

"Uma boa escola trabalha com equidade, adaptando-se para promover uma educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas particularidades. Sejam alunos com TDAH ou com dificuldade de aprendizado pelos anos de pandemia, os profissionais precisam estar prontos", pontua a vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Alessandra Costa. "O papel da instituição de ensino pode ser ainda mais significativo com a ISO 21001, pois os profissionais treinados podem observar comportamentos e alertar familiares do aluno, facilitando os diagnósticos", completa.

O processo de certificação inicia-se com a solicitação da organização para uma entidade certificadora, seguida de envio de documentos e realizações de auditorias. A ISO 21001 é aplicável a organizações públicas e privadas, e até aquelas que a atividade principal não é educacional, como departamentos de treinamentos profissionais.