Nova biblioteca do projeto "Cantos de Leitura" beneficia estudantes de Guaratinguetá

A Escola Municipal Professora Maria Carmelita de Moraes foi a contemplada da vez.


Os estudantes da Escola Municipal Professora Maria Carmelita de Moraes, em Guaratinguetá (SP), serão contemplados com uma nova biblioteca, amanhã (2), às 10h. O espaço, que faz parte do projeto Cantos de Leitura, conta com um acervo de 1.200 livros, incluindo temas sobre sustentabilidade e diversidade.

 

O projeto Cantos de Leitura, realizado pela Rede Educare com patrocínio da BASF via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal, visa estimular a alfabetização de crianças e jovens através da reforma de espaços em escolas, cooperativas e comunidades, tornando-os mais atrativos. Além dos livros, a nova biblioteca oferece materiais pedagógicos, brinquedos educativos, jornais, revistas e periódicos.

A iniciativa beneficiará cerca de 400 estudantes da escola municipal, com idades entre 4 e 10 anos, matriculados no Ensino Infantil e Ensino Fundamental I.

Paulo Teodoro, diretor da EMEIEF Professora Maria Carmelita de Moraes, expressou sua satisfação:

"Recebemos com alegria esse brilhante projeto que valoriza a leitura na vida dos nossos estudantes. Era um sonho já idealizado reformar e reformular nossa biblioteca, mas esbarramos na falta de recursos. Com a vinda do projeto, poderemos realizar. Estamos ansiosos para a entrega de nossa nova biblioteca, cheia de novidades e toda reformada. Os alunos e professores não veem a hora de utilizarem esse novo espaço para aprimorar ainda mais nosso processo de ensino-aprendizagem por meio da leitura". disse.

O acesso à leitura ainda é um desafio no Brasil. Dados do Censo Escolar de 2022 revelam que apenas um terço das escolas públicas brasileiras possuem bibliotecas adequadas. A situação é ainda mais crítica na educação infantil, onde apenas 18% das unidades contam com espaços para consulta e empréstimo de livros.

A dificuldade no acesso à leitura continua a prejudicar a formação de novos leitores no Brasil. Entre 2015 e 2019, mais de 93 milhões de brasileiros declararam não ter lido nenhum livro, conforme a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil de 2020. Esse dado representa uma queda no número de leitores, de 56% para 52%, em comparação com a pesquisa anterior.

Kátia Rocha, CEO da Rede Educare, destaca a importância do projeto Cantos de Leitura na formação de novos leitores:

"Com foco na formação de novos leitores, o Cantos de Leitura acredita na abertura de perspectivas, na partilha de entendimentos e na socialização. Queremos estimular o contato de crianças, jovens e até adultos com a literatura, possibilitando o acesso gratuito da comunidade ao conhecimento". disse.

A BASF, patrocinadora do projeto, espera despertar nos estudantes o interesse por temas atuais, como a preservação do meio ambiente e o respeito à diversidade. Ivânia Palmeira, Consultora de Sustentabilidade da BASF, afirma:

"Buscamos engajar mais pessoas em prol da causa socioambiental, por isso, reconhecemos que a leitura tem papel fundamental no desenvolvimento de crianças e jovens, abrindo portas para um futuro mais promissor e cheio de oportunidades".

O Cantos de Leitura, em sua oitava edição, já disponibilizou mais de 80 mil livros de diferentes editoras e gêneros literários para milhares de beneficiados, entre crianças, jovens e adultos. A unidade de Guaratinguetá será a 77ª implantada pelo projeto, abrangendo 62 cidades brasileiras.

O projeto, realizado pela Rede Educare, cria espaços lúdicos e acolhedores de educação e socialização em escolas, cooperativas de reciclagem e comunidades, utilizando a leitura como ponto de encontro. Com um acervo de 1.200 publicações, o Cantos de Leitura promove a geração de conhecimento e imaginação para crianças, jovens e adultos. Além do vasto acervo literário, revistas e periódicos são disponibilizados para um público que já ultrapassa 54 mil pessoas beneficiadas pelo acesso à leitura.