A Sala do Cuidado foi o recurso adotado pelo projeto Escolas Saudáveis para auxiliar 63 professores e gestores de 21 instituições da rede pública municipal de ensino de Pindamonhangaba (SP) a superar as eventuais dificuldades e, assim, continuar a se dedicar à valiosa tarefa de conduzir seus 2.100 alunos.
A iniciativa da Evoluir, com patrocínio da Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, e executada em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação do município, tem como foco promover a alimentação saudável dos estudantes, mas neste ano conturbado, além de novos módulos voltados às habilidades emocionais, ganhou também este importante espaço de acolhimento.
Adaptada às necessidades de segurança sanitária e isolamento social, a Sala do Cuidado começou a funcionar em agosto, em formato online, e vai até o final de novembro, quando se encerram as atividades de 2020 do projeto.
Com a duração de uma hora por semana, os participantes podem se conectar com dois propósitos: compartilhar experiências e anseios e ter acesso a conteúdo relativo ao autocuidado, técnicas de relaxamento, exercícios sobre metodologia do diálogo, comunicação não violenta, preparação para auto exposição e criação de um refúgio interior, entre outros. Tudo de maneira leve e lúdica, com textos, mensagens, metáforas, poesias, músicas.
"Quando a pandemia chegou, precisamos adaptar o formato do projeto, mas constatamos também que os educadores e gestores estavam sob forte estresse e pressão, tendo que aprender a lidar com novas ferramentas no meio do caos, com a insegurança da volta das aulas presenciais, enfim, precisaram trocar o pneu do carro com o veículo em movimento, isso afetou muito as pessoas em geral", conta o professor Adriano Galhardo, responsável pelo novo espaço. "Desenvolvemos então a Sala do Cuidado, com um encontro por semana para não sobrecarregar com mais uma tarefa e livre para quem quiser estar lá", explica.
Atividades extras e dicas de filmes ou livros também alcançam quem gostaria de estar por lá, mas não consegue. "Mesmo considerando as limitações desse formato remoto, conseguimos até trazer algumas possibilidades de vivência ali com os recursos da tecnologia, tivemos ganhos aí e muitos aprendizados individuais e coletivos", finaliza o professor.