A Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, desenvolve constantemente ações de educação ambiental para a comunidade. Em Jacareí (SP), o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da empresa é um importante difusor de conhecimento de cunho socioambiental e, em 14 anos de atuação, já formou mais de 200 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e comunidade que vive próxima da sua fábrica.
Localizado no distrito de São Silvestre, o NEA conta com uma programação constante de oficinas e capacitações – todos gratuitos – a fim de fomentar a Educação Ambiental Vivencial, a economia dos recursos naturais, a alimentação saudável, as técnicas de bioconstrução e o reaproveitamento de água e resíduos.
“É bastante gratificante perceber a repercussão dos trabalhos desenvolvidos no NEA. Vemos crianças aprenderem e se sensibilizarem sobre a necessidade de preservação da natureza, respeito ao meio ambiente e adoção de alimentação saudável para uma melhor qualidade de vida. O mais importante é o engajamento das famílias e da comunidade, que adotam em seu dia a dia os aprendizados obtidos no NEA e também nos procuram com sugestões para novas ações”, comenta Camila Reggiani da Silva, consultora de Meio Ambiente Industrial da Fibria.
Um dos focos das atividades é difundir práticas acessíveis, que possam ser adotadas pelas famílias em suas casas e se tornem comuns no cotidiano. Tecnologias ambientais de baixo custo como cisternas, sistemas de captação de água pluvial, compostagem de resíduos, criação de hortas, pomares e espirais de ervas têm sido replicadas em vários bairros de Jacareí e se disseminaram em outras cidades da região, como Mogi das Cruzes e Tremembé, graças a parcerias com diretorias, secretarias de educação, prefeituras e outras instituições.
O NEA também tem atuação importante junto a entidades ligadas a discussões sobre o meio ambiente, participando do GPMAI (Grupo de Profissionais de Meio Ambiente das Indústrias do Vale do Paraíba) e do CBH–PS (Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul). Dentro do CBH, o NEA promove há 14 anos um módulo do curso de Gestão e Educação Ambiental, destacando a metodologia do aprendizado sequencial utilizada no Núcleo.