Olimpíada Brasileira de Matemática é oportunidade para 145 mil alunos do Vale

No ano passado, mais de 690 estudantes do Fundamental e Médio foram premiados


Mais de 145,4 mil alunos do Vale do Paraíba, matriculados nos Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª à 3ª série) podem participar da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP. As inscrições estão abertas para o evento que, em 2016, a rede estadual paulista conquistou mais de 690 medalhas.

A olimpíada é promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e a cada ano, a competição revela novos talentos. Neste ano, pela primeira vez, será aberta também a estudantes de escolares particulares. O cadastro vai até 31 de março.

Até a conquista da medalha, os candidatos são avaliados em duas etapas. A primeira acontece na própria escola e conta com 20 questões de múltipla-escolha. Os melhores alunos classificados participam da segunda etapa, com seis questões dissertativas. São três níveis de dificuldade (6º e 7º anos Fundamental; 8º e 9º anos Fundamental; e Ensino Médio).

A olimpíada foi criada para não só testar o conhecimento matemático dos alunos, mas também despertar o interesse pelo estudo dos números por meio da lógica, raciocínio e criatividade com perguntas divertidas, explorando o lado prático e sua abordagem no dia-a-dia.  Além das medalhas e troféus, as escolas premiadas também receberão kits esportivos e de material didático.

 

Fonte: Secretaria da Educação SP