Olimpíada Brasileira de Matemática está com inscrições abertas até 20 de março

A olimpíada é dividida em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade dos estudantes


Estão abertas até 20 de março inscrições para a 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2020. As escolas interessadas devem fazer o cadastro no site da OBMEP. O prazo vai até as 23h59 do dia 20 de março e a prova da primeira fase ocorre no dia 26 de maio.

Em 2019, mais de 18 milhões de estudantes do Brasil todo participaram da olimpíada, que é aplicada em duas fases. No total, 12.948 eram alunos das redes pública e privada de São Paulo foram premiados com medalhas ou menções honrosas.

A olimpíada é dividida em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade dos estudantes. O nível 1 é voltado para os alunos do 6º ou 7º ano do ensino fundamental, o nível 2 para os alunos do 8º ou 9º ano do ensino fundamental, e o nível 3 para os alunos de todas as séries do ensino médio.

Jovens e adultos, matriculados na modalidade EJA, também podem ser inscritos pela escola, conforme os níveis descritos anteriormente.

As escolas devem fazer o cadastro dos estudantes preenchendo a ficha de inscrição, disponível no site da OBMEP (http://www.obmep.org.br/). Os estudantes que desejam participar da competição devem fazer a inscrição diretamente com o professor na escola.

Calendário - Este ano a prova da 1ª fase ocorrerá em 26 de maio e estará composta por uma prova de 20 questões de múltipla escolha.

A segunda fase, que consiste em uma prova discursiva de seis questões, será aplicada em 26 de setembro apenas aos alunos classificados. A divulgação dos premiados está prevista para acontecer dia 8 de dezembro.

Os alunos com melhor desempenho na competição serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Os professores das escolas também recebem prêmios.