Os melhores cursos universitários para quem quer empreender

Administração, comunicação/marketing, gestão financeira e processos gerenciais são alternativas interessantes


O empreendedorismo está em alta no Brasil nos últimos anos. De acordo com a última edição da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), patrocinada pelo Sebrae no Brasil, em 2015, a taxa de empreendedorismo no país era de 39,3%, o maior índice dos últimos 14 anos. Seja por causa da crise ou pelo sonho de abrir um negócio próprio, o fato é que a cultura empreendedora está cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Se você for fazer um curso universitário, saiba que há algumas opções que reforçam esse mindset e ensinam habilidades fundamentais para o gerenciamento de um negócio.

O benefício desses cursos é que muitos possuem a modalidade de ensino a distância (EaD). Com flexibilidade de tempo e horários, ficará mais fácil tirar seu projeto do papel. Mas um alerta: faça aquilo que você gosta e se identifica, não faça um curso universitário só porque você pretende abrir um negócio – até mesmo porque um diploma universitário não é pré-requisito para ser empreendedor.

Administração
Quando se pensa em abrir uma empresa, logo se pensa em administração. Esse curso universitário é bastante abrangente e vai te dar conceitos fundamentais sobre várias áreas relacionadas com o mundo dos negócios. Finanças, contabilidade, marketing e recursos humanos são só alguns dos temas que são abordados. Com essa bagagem, com certeza você terá mais facilidade para gerenciar uma empresa.

Comunicação/marketing
Se comunicar de forma clara e coesa é fundamental para qualquer tipo de profissional. O ramo da comunicação é muito grande e inclui graduações como jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas e marketing. Nessas áreas, você vai aprender como divulgar melhor sua empresa e seu trabalho, a escrever diferentes tipos de textos, a entender seu público-alvo, necessidades e desejos, além de técnicas que podem ajudar a ampliar o seu negócio.

Gestão financeira
Saber lidar com o dinheiro é uma das principais habilidades que um empreendedor precisa ter. Com esse curso de curta duração (dois anos), você vai aprender como e no que investir, tudo por meio de métodos, técnicas e tecnologias específicas. O profissional que faz essa graduação tem a capacidade de interpretar cenários e diferentes perfis de um ponto de vista econômico-financeiro. Há várias instituições de qualidade que oferecem o curso, tanto na modalidade presencial quanto no ensino a distância.

Processos gerenciaisEsse curso é oferecido por diversas instituições e ensina técnicas de gestão empresarial. No caso do bacharelado, o estudante tem uma visão mais ampla sobre o negócio; no caso do tecnólogo, geralmente há uma ênfase em algum setor. Existe, por exemplo, um curso de gestão focado em logísticas, marketing e, mais recentemente, empreendedorismo e inovação. No último caso, o enfoque na criação de produtos e serviços é ainda maior. Contabilidade, finanças e gestão de pessoas são disciplinas presentes em um curso de processos gerenciais.