Parceria entre Novelis e Ministério da Cultura promove workshop para professores em Pindamonhangaba

Escola Municipal Odete Corrêa Madureira recebe treinamentos para 60 educadores da rede municipal em 9 de agosto


Escolas municipais de Pindamonhangaba, incluindo unidades da zona rural do município, receberão os projetos ‘Baú das Artes’ e ‘Nau dos Mestres’, iniciativas da Novelis, que iniciam treinamento com educadores no próximo dia 9/8, na EM Odete Corrêa Madureira. As sessões ocorrerão a partir das 18h, e 60 educadores participarão das atividades ministradas por educadores da Evoluir, que concebeu os conceitos dos dois projetos.

O ‘Baú das Artes’ é uma caixa recheada de livros infantis, jogos educativos, brinquedos, fantasias e até instrumentos musicais. Seu conteúdo é focado na aplicação dos temas transversais contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que são ‘Meio Ambiente’, ‘Sexualidade’, ‘Ética’, ‘Trabalho e Consumo’, ‘Saúde’ e ‘Pluralidade Cultural’.

O variado acervo do baú permite ao educando mobilizar ludicamente seus afetos, sua sensibilidade e seu corpo, bem como seu raciocínio, no sentido da construção de saberes variados. As escolas beneficiadas com os baús são EM’s Padre Zezinho, José Gonçalves da Silva, Joaquim Perura da Silva, Arthur de Andrade, Prof. Isabel Nogueira do Carmo, Abdias Júnior Santiago e Silva,  Prof. Mª Madureira Salgado, Prof. Odete Corrêa Madureira, Maria Aparecida Arantes Vasque e Bem Viver.

Pelo projeto ‘Nau dos Mestres’, elaborado pela Evoluir em parceria com o ‘Ciência em Show’, serão promovidas atividades de capacitação para educadores do Ensino Fundamental, em ação que engloba, além do treinamento em si, o fornecimento de materiais que serão utilizados para a realização do projeto, o aparato é entregue em um móvel de design que simula a Corujola (elemento lúdico presente no material didático), o qual abriga outros itens para 24 experiências com possibilidade de 10 refrações cada. Cada uma das atividades práticas e temáticas permitirá aos alunos poder navegar pelos mundos da Ciência, Biologia, Arte, Química, Física e Matemática. Esse laboratório móvel também é composto por um livro do professor e outros com ilustrações e dirigidos aos alunos, que recebem os títulos de Mestre Leonardo (Física, Mecânica e Energia), Mestre Merlim (Química), Mestre Gaia (Biologia, Meio Ambiente e Ecossistemas) e Mestre Apolo (Matemática, Cores e Luz e Sombra). As E.M’s "Bem Viver", Profa. Odete Corrêa Madureira, Profa. M. Madureira Salgado, Abdias Júnior Santiago e Silva, Dr. Francisco Assis César, Arthur de Andrade, Prof. Augusto César Ribeiro, Prof. Maria Helena R. Vilela e Prof. Rachel de Aguiar Loberto serão as beneficiadas com a ação.

Para a Novelis, que promove ambos os projetos na cidade, a iniciativa faz parte do programa global de investimentos sociais da empresa, chamado Novelis Comunidade, que tem por finalidade promover o bem-estar e o desenvolvimento das comunidades em que a companhia está inserida.