Pindamonhangaba tem professor finalista no Prêmio Educador Nota 10

Ao todo são 50 projetos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, realizados em escolas públicas e privadas de 13 estados


Os finalistas serão conhecidos no dia 7 de agostoOs finalistas serão conhecidos no dia 7 de agosto (Foto : Divulgação)A lista dos 50 finalistas do Prêmio Educador Nota 10, organizado pela Fundação Victor Civita, conta com um projeto de Pindamonhangaba. O professor Diogo Fernando dos Santos, da Escola Municipal Professora Odete Corrêa Madureira, está na disputa pelo título da 20ª edição com o projeto "Quem escreve sou eu!".

O desejo do professor era que seus alunos escrevessem mais e melhor. Para isso, nada mais acertado do que mostrar textos que causam impacto no leitor. Ao eleger os contos de Clarice Lispector e Sylvia Orthof, ele deu à turma do 5º ano oportunidades de apreciar, discutir e analisar excelentes referências. Apostando no potencial das crianças, ele incentivou a produção coletiva e individual de textos autorais e orientou várias etapas de revisão. Tudo foi documentado em um blog, para que o processo de escrita e seus avanços fossem compartilhados com as famílias.

No total, mais de 5 mil trabalhos foram inscritos em 2017, cada um dos projetos passou por avaliação de pelo menos dois dos 23 selecionadores, que analisaram os conteúdos ao longo de um mês e meio. O processo, capitaneado por Luciana Hubner, coordenadora pedagógica e formadora da área de Ciências, conta com especialistas em didáticas específicas, pesquisadores das principais universidades do país, orientadores de graduação e pós-graduação, e formadores de gestores e de professores em suas respectivas disciplinas. Além da leitura dos trabalhos, são realizadas entrevistas com os educadores e solicitado material para a comprovação dos avanços de aprendizagem dos alunos em suas escolas.

Entre os selecionados nesta fase, sete são de Língua Portuguesa, seis de História, quatro de Geografia, três de Matemática, três de Artes, três de Ciências, três de Educação Física, dois de Língua Estrangeira, um de Física e um de Química. Completam a lista sete para Educação Infantil, seis para gestores/diretores e quatro para Alfabetização. A novidade do Prêmio Educador Nota 10 este ano é a inclusão da etapa Ensino Médio, que recebeu 587 inscrições, e colocou 10 educadores entre o top 50.

Os finalistas receberam uma assinatura anual do site que dá acesso às revistas digitais de NOVA ESCOLA e GESTÃO ESCOLAR, além de outros conteúdos e um diploma de participação. A escolha dos 10 melhores projetos acontece nesta segunda-feira (7), cada um deles ganhará um vale-presente no valor de R$ 15 mil, além de todas as despesas pagas para vir à cerimônia de premiação, na Sala São Paulo, em outubro. Na ocasião, será conhecido o Educador do Ano, escolhido pela Banca de Jurados. Este professor ou gestor receberá outro vale-presente também no valor de R$ 15 mil.