Prazo de inscrição para o processo seletivo dos Colégios Embraer termina na próxima segunda-feira (30)

Podem participar estudantes nascidos após 31 de março de 2009 que estejam cursando, em 2025, o 9º ano do Ensino Fundamental.


Estudantes interessados em cursar o Ensino Médio nos Colégios Embraer têm até segunda-feira (30) para se inscrever no processo seletivo. Ao todo, são oferecidas 240 vagas destinadas a moradores das regiões de São José dos Campos e Botucatu. As inscrições devem ser feitas pelo site institutoembraer.org.br, com taxa de R$ 65.
 
 
Podem participar estudantes nascidos após 31 de março de 2009 que estejam cursando, em 2025, o 9º ano do Ensino Fundamental. O processo seletivo inclui prova de múltipla escolha e redação, com tema relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Fundação Vunesp é responsável pela aplicação da seleção.
 
Os Colégios Embraer são mantidos pelo Instituto Embraer e funcionam em período integral. Em São José dos Campos, o Colégio Juarez Wanderley oferece 160 vagas (128 sociais e 32 particulares) para moradores de São José, Caçapava, Jacareí e Taubaté. Já o Colégio Casimiro Montenegro Filho, em Botucatu, disponibiliza 80 vagas (64 sociais e 16 particulares) para estudantes de Botucatu, São Manuel, Areiópolis, Pardinho, Itatinga, Anhembi, Bofete e Pratânia.
 
Do total de vagas, 80% são voltadas para estudantes da rede pública com renda familiar de até um salário mínimo por pessoa. Esses alunos recebem alimentação, uniforme, transporte e material didático gratuitamente.
 
De acordo com André Tachard, diretor do Instituto Embraer, o modelo educacional adotado pelos colégios se destaca pelo alto desempenho. "Mais de 85% dos formandos de 2024 ingressaram em universidades públicas ou em instituições privadas com bolsas integrais. Queremos formar pessoas preparadas para o exercício da cidadania e capazes de liderar transformações para um mundo mais sustentável", afirmou.
 
Os Colégios Embraer também contam com apoio da Fundação Banco do Brasil, que contribui com a integração de Tecnologias Sociais ao ambiente pedagógico. Criado em 2001, o Instituto Embraer tem como missão investir em programas educacionais que promovam impacto positivo e transformação social.