Em reunião realizada no gabinete do prefeito Dr. Isael Domingues, na tarde desta terça-feira (11), a Prefeitura de Pindamonhangaba, Câmara de Vereadores, Polícia Militar e Polícia Civil avaliaram as ações sobre a segurança nas escolas públicas do município.
As autoridades conversaram sobre as ações que estão sendo intensificadas pelas polícias visando garantir a segurança dos alunos, professores e comunidade escolar, após ocorrências registradas em outras cidades do Estado e do Brasil e sobre a importância da população combater a divulgação de notícias falsas que espalham medo e aterrorizam a população.
Em Pindamonhangaba, a Polícia Militar intensificou as ações da Operação Escola Segura, ampliando as orientações e a presença de policiais nas escolas públicas estaduais. A Guarda Civil Metropolitana, após orientação da Secretaria Municipal de Segurança, também reforçou a presença nas escolas municipais.
Para o delegado titular Dr. Rubens Garcia Neto, dentro do monitoramento policial do Estado não existe nenhuma informação oficial que possa gerar preocupação e as medidas preventivas estão sendo tomadas.
Durante o encontro, a secretária de Educação, Luciana Ferreira, assegurou que o tema vem sendo tratado como prioridade entre os diretores e professores, que estão orientados a comunicar qualquer comportamento diferenciado de seus alunos.
O secretário de Segurança de Pinda, Fabrício Pereira, alerta a população sobre notícias falsas com intenção de instalar pânico. "Estão divulgando um atentado em creches nos dias 14 e 20 de abril em todo o Brasil e isso aqui na cidade não procede. Já está sendo monitorado pelas forças policiais. Importante que a população denuncie na página Escola Segura do Governo Federal qualquer ameaça ou informação sobre ataque às escolas", ressaltou Fabrício.
O link para denúncia de qualquer ato suspeito é: www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura. O encontro contou também com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Norbertinho que apresentou sugestões de ações, bem como do Chefe de Gabinete, Rodrigo Lóssio e do secretário adjunto de Segurança, José França Vidal.
Escolas já contam com 454 câmeras
Com os recentes casos de violência registrados em escolas, a discussão sobre as condições de segurança nos estabelecimentos de ensino volta à tona. Na contramão da realidade de muitas escolas brasileiras, Pindamonhangaba vem investindo pesado desde outubro de 2020 em inteligência e tecnologia para proporcionar segurança nas escolas municipais.
Atualmente, o município conta com 454 câmeras dotadas com inteligência artificial para reconhecimento humano e 744 sensores de presença que garantem a segurança 24 horas em todas as 76 unidades escolares. Todos esses equipamentos são conectados às ações da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e ao CSI (Centro de Segurança Integrado) para monitoramento 24 horas por dia em 7 dias da semana ininterruptos.
Aliado a isso, algumas creches do município, geridas pela organização Casa do Girassol, também contam com 115 câmeras de monitoramento. Certificada recentemente como "Cidade Inteligente". Pindamonhangaba investe em tecnologia como forma de amplificar a capacidade dos agentes de segurança em prestar o atendimento, liberando GCMs e a Polícia Militar para atuar com foco em ocorrências nas ruas.
Segundo a prefeitura, o sistema de segurança municipal já está conectado à plataforma Cortex, implantada pelo Ministério da Justiça, em 2021 e que realiza toda gestão de operações de segurança pública para a atuação integrada entre os municípios e os órgãos do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).
Outra importante ação que o município vem trabalhando desde o ano passado é o aplicativo com botão de pânico a ser disponibilizado a todos os colaboradores da educação de Pindamonhangaba, que possibilita localizar o colaborador e acompanhar a ocorrência em tempo real.
Novas Ações
Na área da Educação, a Prefeitura implantará neste ano, em todas as entradas e saídas das 76 unidades escolares, as câmeras com inteligência artificial e reconhecimento facial. "Estamos investindo desde 2020 em parceria com a tecnologia. Aqui em Pinda, a abordagem segura nas escolas não é novidade. Queremos dar segurança aos colaboradores e aos pais e estamos avançando cada vez mais. Nossa preocupação continua sendo tranquilizar quem trabalha e as famílias que deixam os filhos em nossas escolas", afirmou a secretária de Educação, Luciana Ferreira.
Para o secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos Danilo Velloso, a ação é ousada e inédita em gestão pública. "Triplicaremos a força de monitoramento e para isso o uso de tecnologia é fundamental, agora com muito mais ferramentas de inteligência artificial em prol da segurança. Em fevereiro deste ano, fizemos reunião com proprietários de escolas particulares que, em parceria com a prefeitura, irão conectar suas câmeras no CSI, ampliando nosso monitoramento ", ressaltou Danilo.
Para o prefeito Dr. Isael Domingues, todo esse trabalho de tecnologia na escola vem sendo trabalhado desde o início de sua gestão. "Temos 76 unidades de educação e desde 2020 introduzimos tecnologia no monitoramento, portanto, para nós não é uma abordagem nova. Vamos oficiar o Governo Estadual nesta semana ofertando nosso aparato de tecnologia e segurança, conectando os sistemas, para que juntos possamos cobrir todas as escolas, sejam elas municipais e estaduais", afirmou Dr. Isael.