Prefeitura de Taubaté atendeu mais de 40 mil alunos no sistema de ensino no último ano

O ensino fundamental tinha inscritos, no ano passado, 28 mil alunos, o que corresponde a 67% do Sistema Municipal de Ensino


Sem contar os 7.700 alunos de cursos profissionalizantes, o município de Taubaté teve em 2023 a quantia de 41.658 alunos abrangendo a educação infantil, ensino fundamental e médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O ensino fundamental tinha inscritos, no ano passado, 28 mil alunos, o que corresponde a 67% do Sistema Municipal de Ensino.

Fazem parte do quadro do magistério da Secretaria de Educação da Prefeitura de Taubaté 2.174 professores, sendo 1.534 do ensino fundamental e 640 da educação infantil, além de 908 auxiliares de desenvolvimento infantil que são da Fundação Caixa Beneficente dos Servidores da Universidade de Taubaté (Funcabes), instituição contratada pela Prefeitura.

Esses e outros dados da área da educação são encontrados no Observa Taubaté, disponibilizado no site da Prefeitura por meio do link. O Observa é uma ferramenta que disponibiliza informações do governo municipal, onde a população encontra informações sobre todas as áreas, como educação, saúde, turismo, segurança, infraestrutura, entre outras.

A Prefeitura de Taubaté disponibiliza vans para transporte de alunos. O Observa Taubaté registra também que, em 2023, foram 3.254 alunos transportados por 90 vans e nove ônibus.

DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA

A Prefeitura de Taubaté criou o Programa Dinheiro Direto na Escola Municipal (PDDEM), com base no programa do Governo Federal, que envia verba direto para as 124 escolas municipais.

O PDDEM e as Associações de Pais e Mestres (APMs) decidem a utilização do dinheiro para reparos e manutenção, aquisição de produtos de papelaria, mobiliário, podendo atéfazer a troca de porta e janela. Em caso de necessidade de ampliação do prédio ou até de reforma, a responsabilidade é de outros setores da Prefeitura.

Para a secretária de Educação, professora Suellen Miragaia, a democratização do ensino "é uma prerrogativa da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (LDB), quando a comunidade escolar tem a possibilidade de receber e gerir os recursos oriundos das verbas educacionais", acrescentando que as aquisições e ações "são voltadas para as necessidades da escola, dos estudantes e da comunidade local, gerando um protagonismo nas tomadas de decisões e um melhor aproveitamento dos recursos".