Os jovens que sonham com um futuro profissional de sucesso encontram no Aprendizagem uma oportunidade para conseguir a primeira vivência no mercado. O programa possibilita uma base de desenvolvimento sólida que alia conhecimento técnico e prática. É o que mostra a experiência que Vivian Sanchez Mariano Bissoli, de 17 anos, vive desde maio deste ano, depois de concorrer a uma vaga de aprendiz no Senac Pindamonhangaba com outros 170 candidatos. Ela concilia o trabalho na unidade (segundas, quartas e sextas-feiras) com o curso Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo (terças e quintas-feiras).
“Eu pensava muito em ingressar no mundo do trabalho, mas minha prioridade sempre foi concluir o ensino médio. Até que minha mãe encontrou no Senac Pindamonhangaba uma oportunidade para que eu pudesse me desenvolver tecnicamente ao mesmo tempo em que dava os primeiros passos como profissional. Ela fez a minha inscrição e eu venci todas as etapas. Minha mãe sempre foi uma grande incentivadora e me dá apoio para que eu cresça pessoal e profissionalmente para adquirir minha independência.”
Ela conta que o curso ensina sobre a rotina de afazeres, como se comportar em cada situação e como atender um cliente com qualidade. Conhecimentos que ela precisou exercitar quando assumiu sua primeira responsabilidade no trabalho, atender com respeito o público que buscava informações no Senac Pindamonhangaba. “Temos que nos sensibilizar porque não conhecemos os problemas que as pessoas enfrentam e precisamos estar sempre preparados para recebê-las bem.”
Agora, a nova etapa inclui conhecer o funcionamento da secretaria da instituição e cuidar da documentação dos alunos. “Estou gostando bastante. Cada aluno me traz uma experiência nova. Sempre tive vontade de saber como funciona uma empresa e como as pessoas relacionam-se no ambiente corporativo. Estou aproveitando essa oportunidade para observar meus colegas trabalhando, aprender com eles e tirar minhas dúvidas.”
Segundo Vivian, se não fosse essa oportunidade, talvez ficasse ainda mais difícil ingressar no mercado. “Observo que existem muitas pessoas procurando um emprego, mas ainda não conseguiram uma oportunidade. Por isso, tenho aproveitado esse momento para adquirir mais conhecimento, passando por todos os setores da empresa, entendendo como funciona cada um deles para aprender a agir em cada situação. Assumir responsabilidades me trouxe um amadurecimento, que me permitirá muito mais conquistas no futuro.”
Desenvolvimento
Para a docente do Senac Pindamonhangaba, Martha Maria de Oliveira, o programa Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo desenvolve no jovem inúmeros valores. Entre eles, a preocupação com sustentabilidade, o perfil empreendedor, o cuidado com a saúde e aparência, a responsabilidade social, qualificando-o para o mercado e oportunizando uma mudança na vida desse jovem.
“O programa integra o desenvolvimento pessoal e a participação social do aluno fazendo a ponte entre o jovem e a empresa parceira. O empregador pode escolher até 4 ocupações na quais o aprendiz poderá atuar, o que ajuda a formar um profissional com conhecimentos específicos que serão usados no dia a dia.”
Programa Aprendizagem
O programa Aprendizagem oferece a adolescentes e jovens de 14 a 24 anos incompletos, que estejam frequentando escola regular, caso não tenham concluído o ensino médio, uma oportunidade de conseguir a primeira experiência profissional.
De acordo com a lei da Aprendizagem nº 10.097/2000, as empresas devem ter de 5% a 15% de seu quadro de funcionários composto por aprendizes. Para auxiliar no cumprimento desta lei, as empresas têm no Senac Pindamonhangaba um parceiro. É só verificar a data de início das próximas turmas, prazo e documentos necessários para a matrícula, e iniciar o processo seletivo do jovem.
Uma vez matriculado, ele alterna jornadas na escola de educação básica, no Senac e na empresa. Apesar do cumprimento de cotas de aprendizes estar vinculada à Lei da Aprendizagem, as empresas que optam por essa contratação vão além do cumprimento de uma lei. Elas assumem ativamente um papel social de formar um cidadão consciente de seus direitos e capacitado para o mundo do trabalho.
O curso Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo é 100% gratuito para todas as empresas, independentemente de serem contribuintes ou não. Com duração de 17 (dezessete) meses, prevê em seu desenvolvimento 1.560 horas de aprendizagem compostas de 480 horas teóricas e 1.080 práticas. A organização poderá selecionar, no máximo, quatro ocupações correlatas com suas atividades para compor o Plano de Atividades do aprendiz, as quais permitirão uma formação profissional adequada.
Para mais informações, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/pindamonhangaba. A unidade fica na rua Rua Suíça, 1.255 – Santana.