O projeto piloto Habilidades Cognitivo-Linguísticas foi aplicado nas escolas municipais Padre Zezinho e Serafim Ferreira, de Pindamonhangaba nos dias 2 e 3 de maio.
Os professores informaram que o projeto demonstrou nos resultados relevantes sobre as habilidades preditoras para a alfabetização. O próximo passo será o rastreio (avalição coletiva) desses estudantes, e a partir dos resultados serão iniciadas as intervenções específicas.
As profissionais do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) Triagem Governador Mário Covas, representado por Flávia Renata Farath Lourenço (professora especialista), Luciane Kalil Patah (fonoaudióloga), Valdete Ferreira (psicóloga) e Rosangela Goncalves (professora responsável pelo NAP) ministraram a formação das docentes.
O curso contemplou várias teorias e estratégias sobre as funções cognitivas, auditivas e fonoaudiológicas, apresentando por meio delas a importância das funções executivas, mostrando como são essenciais para o desenvolvimento e a efetivação da alfabetização. Pollyanna dos Santos, professora da escola José Gonçalves da Silva- relatou que o projeto proporcionou momentos de troca de vivências, aprendizagens, conhecimentos, práticas e teorias, que possibilitaram a ampliação do repertório da prática diária.
O projeto "Habilidades Cognitivo-Linguísticas" é de grande valia para a formação contínua de professores alfabetizadores, sobre a reflexão da prática em sala de aula e no preparo e aplicação de atividades visando o desenvolvimento integral da criança.