Projeto Tecnologia na Escola é uma das prioridades da Educação em Caçapava

A iniciativa visa atender às demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)


A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Educação, investe no uso de tecnologias nas salas de aula, por meio do projeto "Tecnologia na Escola", que tem por objetivo integrar recursos tecnológicos à educação.

A iniciativa visa atender às demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS4, que visa "assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos".

A conectividade na escola começou em 2021, com a disponibilização de Internet por cabeamento em todas as unidades escolares, e distribuição de notebooks para os professores.

O projeto também incluiu o acesso dos alunos a mesas interativas, lousas digitais e uma plataforma digital chamada Creator4all, cujo objetivo é oferecer atividades complementares e diferenciadas.

Essas ferramentas foram incorporadas para promover uma abordagem mais interativa e colaborativa, mudando o papel do professor para mediador do aprendizado. A iniciativa é uma resposta ao ambiente tecnológico atual e visa aprimorar a qualidade da educação, proporcionando experiências educacionais mais dinâmicas e alinhadas às necessidades contemporâneas.

Além disso, parcerias com a Escola de Robótica Sesi, pela qual já se formaram mais de 1300 alunos da rede municipal de ensino, e com o Projeto Connect do GAMT (Grupo de Assessoria e Mobilização de Talentos) também foram estabelecidas para enriquecer a conectividade e o aprendizado na Era Digital.

Escolas como a EMEF Lindolpho Machado e a EMEF Raif Mafuz são alguns exemplos de unidades que estão aproveitando as novas tecnologias. Na Raif, as crianças do Projeto Connect receberam tablets que puderam levar para as casas, auxiliando nas tarefas escolares. O Conect é um dos projetos mantidos pelo Criança Esperança.

Já na Lindolpho, os alunos trabalham com notebooks nas salas de aula dentro da plataforma Creator, fazem pesquisa na Internet e atividades propostas pelos professores. Os notes são abastecidos por carrinhos de recarga adquiridos pela Educação.

O uso das tecnologias digitais nas escolas estimula o desenvolvimento de habilidades, competências e a construção coletiva do conhecimento, preparando os alunos para os desafios do século XXI, uma meta para a Educação de Caçapava.