Projetos Cantos de Leitura e Biblioteca do Futuro chegam em escolas municipais de Pindamonhangaba

As iniciativas são uma realização da Rede Educare com patrocínio da Novelis


Em Pindamonhangaba, duas escolas municipais estão recebendo dois projetos que estão ampliando o acesso à leitura para estudantes e professores. Os projetos Cantos de Leitura e Biblioteca do Futuro, chegaram até a Escola Municipal Ayrton Senna da Silva, localizada no Conjunto Habitacional Terra dos Ipês, e até a Escola Municipal Professora Julieta Reale Vieira, no Castolira.

Na Escola Municipal Ayrton Senna, o projeto Cantos de Leitura conta com um acervo de 1.200 novos livros, materiais pedagógicos, brinquedos educativos, jornais, revistas e periódicos. Os materiais dispostos num espaço de ambientação lúdica, irá beneficiar 232 alunos com idades de 4 a 6 anos, matriculados no Ensino Infantil da instituição.

Esta é a 61ª unidade implantada do projeto, que está na sua sexta edição e já soma mais de 58 mil beneficiados no Brasil. A unidade de Pindamonhangaba integra a quinta edição do Cantos de Leitura, que teve suas inaugurações adiadas ano passado por conta da pandemia da Covid-19

"O Cantos de Leitura é um espaço que encanta e que os alunos gostam muito de frequentar. Além de ser mais um recurso a ser utilizado pelos professores da Escola Municipal Ayrton Senna, o contato com o acervo variado de livros, brinquedos pedagógicos e fantasias tem contribuído com o aprendizado e estimulado a leitura, escrita e as diferentes formas de expressão (teatro, dança, arte etc). No mundo digital de hoje, observar o encantamento das crianças com os livros físicos e a interação delas com os acervos do Cantos de Leitura é gratificante.", afirma Ione de Almeida Barbosa, professora responsável pela Escola Municipal Ayrton Senna.

Já o projeto Biblioteca do Futuro convida alunos e educadores da Escola Professora Julieta Reale Vieira a entrarem em contato com o universo da sustentabilidade por meio de um acervo de 850 livros. O espaço atende 385 alunos, com idades de 4 a 6 anos do Ensino Infantil II, e de 6 a 10 anos do Ensino Fundamental da instituição.

Por meio da estrutura e títulos oferecidos no novo espaço, as crianças estão podendo se informar sobre temas importantes para a atualidade e o futuro do planeta como: Reciclagem e os 5 Rs da Sustentabilidade; Energias Renováveis; O Ciclo da Água; e Sistema Solar. A mascote da Biblioteca do Futuro é o dinossauro Diplo, que traz os amigos dinossauros para compor o espaço lúdico.

"É com muita alegria que acolhemos e agradecemos a implantação do Projeto Biblioteca do Futuro em nossa escola. É maravilhoso observar os olhinhos brilhando dos nossos alunos e o olhar criativo dos professores vislumbrando mil possibilidades com essa nova ferramenta. Trabalhando temas tão relevantes da nossa atualidade, temos a plena certeza dos benefícios para a vivência de nossos alunos para um ensino de maior excelência. Assim, deixamos aqui nossos sinceros agradecimentos a Novelis e a Educare pela Biblioteca do Futuro em nossa escola", comemora Adilson Santos Rocha, professor Corresponsável da Escola Municipal Professora Julieta Reale Vieira.

Saiba mais sobre os projetos:

Cantos de Leitura

É um projeto realizado pela Rede Educare que cria espaços agradáveis e lúdicos de educação e socialização em escolas, cooperativas de reciclagem e comunidades, utilizando a leitura como de encontro. São mais de mil histórias em um espaço voltado para a leitura, geração de conhecimentos e imaginação para crianças, jovens e adultos.

A partir de uma metodologia social de desenvolvimento de atividades em torno do acesso aos livros, o projeto busca criar espaços de valorização e socialização desses indivíduos que vivem em regiões vulneráveis. O acervo do Cantos de Leitura é formado por jornais, revistas, periódicos além de um vasto catálogo de livros.

O projeto soma 73.200 mil livros de diferentes editoras e gêneros literários, colocados à disposição de milhares de pessoas, entre crianças, jovens e adultos, que frequentam gratuitamente os espaços.

"Com foco na formação de novos leitores, o Cantos de Leitura acredita na abertura de perspectivas, na partilha de entendimentos e na socialização. Queremos estimular o contato de crianças, jovens e até adultos com a literatura, possibilitando o acesso gratuito da comunidade ao conhecimento", explica Kátia Rocha, diretora da Rede Educare.

Biblioteca do Futuro

Também assinado pela Rede Educare, o projeto Biblioteca Futuro está na sua primeira edição e nasceu com a proposta de oferecer a alunos e educadores um espaço de leitura com títulos que abordam temas relativos à sustentabilidade. São 850 exemplares, ambientação lúdica e informativa, jogos pedagógicos e instrumentos científicos.

As paredes dialogam com os temas das publicações, como a parede azul que abriga conjunto de livros sobre reciclagem e coleta seletiva, a parede verde que traz acervo sobre energias renováveis e ciclo da água, entre outras soluções que garantem a ludicidade da biblioteca.

O objetivo primordial é promover a educação ambiental e científica através de temas que são os pilares do projeto: Reciclagem e os 5 Rs da Sustentabilidade; Energias renováveis; O ciclo da água e o Sistema solar.

"A leitura é a principal ferramenta para a formação de indivíduos e um poderoso instrumento na construção de um futuro digno e justo para todos. Ajudar a geração do futuro com conhecimento e oportunidade é uma prioridade para a Novelis. Sentimos grande satisfação em poder participar de projetos como esse e dar continuidade a eles, mesmo com adversidades como a pandemia", ressalta Eunice Lima, diretora de comunicação e relações governamentais da Novelis América do Sul.