Em Pindamonhangaba, duas escolas municipais estão recebendo dois projetos que estão ampliando o acesso à leitura para estudantes e professores. Os projetos Cantos de Leitura e Biblioteca do Futuro, chegaram até a Escola Municipal Ayrton Senna da Silva, localizada no Conjunto Habitacional Terra dos Ipês, e até a Escola Municipal Professora Julieta Reale Vieira, no Castolira.
Na Escola Municipal Ayrton Senna, o projeto Cantos de Leitura conta com um acervo de 1.200 novos livros, materiais pedagógicos, brinquedos educativos, jornais, revistas e periódicos. Os materiais dispostos num espaço de ambientação lúdica, irá beneficiar 232 alunos com idades de 4 a 6 anos, matriculados no Ensino Infantil da instituição.
Esta é a 61ª unidade implantada do projeto, que está na sua sexta edição e já soma mais de 58 mil beneficiados no Brasil. A unidade de Pindamonhangaba integra a quinta edição do Cantos de Leitura, que teve suas inaugurações adiadas ano passado por conta da pandemia da Covid-19
"O Cantos de Leitura é um espaço que encanta e que os alunos gostam muito de frequentar. Além de ser mais um recurso a ser utilizado pelos professores da Escola Municipal Ayrton Senna, o contato com o acervo variado de livros, brinquedos pedagógicos e fantasias tem contribuído com o aprendizado e estimulado a leitura, escrita e as diferentes formas de expressão (teatro, dança, arte etc). No mundo digital de hoje, observar o encantamento das crianças com os livros físicos e a interação delas com os acervos do Cantos de Leitura é gratificante.", afirma Ione de Almeida Barbosa, professora responsável pela Escola Municipal Ayrton Senna.
Já o projeto Biblioteca do Futuro convida alunos e educadores da Escola Professora Julieta Reale Vieira a entrarem em contato com o universo da sustentabilidade por meio de um acervo de 850 livros. O espaço atende 385 alunos, com idades de 4 a 6 anos do Ensino Infantil II, e de 6 a 10 anos do Ensino Fundamental da instituição.
Por meio da estrutura e títulos oferecidos no novo espaço, as crianças estão podendo se informar sobre temas importantes para a atualidade e o futuro do planeta como: Reciclagem e os 5 Rs da Sustentabilidade; Energias Renováveis; O Ciclo da Água; e Sistema Solar. A mascote da Biblioteca do Futuro é o dinossauro Diplo, que traz os amigos dinossauros para compor o espaço lúdico.
"É com muita alegria que acolhemos e agradecemos a implantação do Projeto Biblioteca do Futuro em nossa escola. É maravilhoso observar os olhinhos brilhando dos nossos alunos e o olhar criativo dos professores vislumbrando mil possibilidades com essa nova ferramenta. Trabalhando temas tão relevantes da nossa atualidade, temos a plena certeza dos benefícios para a vivência de nossos alunos para um ensino de maior excelência. Assim, deixamos aqui nossos sinceros agradecimentos a Novelis e a Educare pela Biblioteca do Futuro em nossa escola", comemora Adilson Santos Rocha, professor Corresponsável da Escola Municipal Professora Julieta Reale Vieira.
Saiba mais sobre os projetos:
Cantos de Leitura
É um projeto realizado pela Rede Educare que cria espaços agradáveis e lúdicos de educação e socialização em escolas, cooperativas de reciclagem e comunidades, utilizando a leitura como de encontro. São mais de mil histórias em um espaço voltado para a leitura, geração de conhecimentos e imaginação para crianças, jovens e adultos.
A partir de uma metodologia social de desenvolvimento de atividades em torno do acesso aos livros, o projeto busca criar espaços de valorização e socialização desses indivíduos que vivem em regiões vulneráveis. O acervo do Cantos de Leitura é formado por jornais, revistas, periódicos além de um vasto catálogo de livros.
O projeto soma 73.200 mil livros de diferentes editoras e gêneros literários, colocados à disposição de milhares de pessoas, entre crianças, jovens e adultos, que frequentam gratuitamente os espaços.
"Com foco na formação de novos leitores, o Cantos de Leitura acredita na abertura de perspectivas, na partilha de entendimentos e na socialização. Queremos estimular o contato de crianças, jovens e até adultos com a literatura, possibilitando o acesso gratuito da comunidade ao conhecimento", explica Kátia Rocha, diretora da Rede Educare.
Biblioteca do Futuro
Também assinado pela Rede Educare, o projeto Biblioteca Futuro está na sua primeira edição e nasceu com a proposta de oferecer a alunos e educadores um espaço de leitura com títulos que abordam temas relativos à sustentabilidade. São 850 exemplares, ambientação lúdica e informativa, jogos pedagógicos e instrumentos científicos.
As paredes dialogam com os temas das publicações, como a parede azul que abriga conjunto de livros sobre reciclagem e coleta seletiva, a parede verde que traz acervo sobre energias renováveis e ciclo da água, entre outras soluções que garantem a ludicidade da biblioteca.
O objetivo primordial é promover a educação ambiental e científica através de temas que são os pilares do projeto: Reciclagem e os 5 Rs da Sustentabilidade; Energias renováveis; O ciclo da água e o Sistema solar.
"A leitura é a principal ferramenta para a formação de indivíduos e um poderoso instrumento na construção de um futuro digno e justo para todos. Ajudar a geração do futuro com conhecimento e oportunidade é uma prioridade para a Novelis. Sentimos grande satisfação em poder participar de projetos como esse e dar continuidade a eles, mesmo com adversidades como a pandemia", ressalta Eunice Lima, diretora de comunicação e relações governamentais da Novelis América do Sul.