Com o avanço da tecnologia e, obviamente, da internet, a Educação a Distância tornou-se uma grande aliada do ensino no Brasil. Esse modelo de aprendizagem vem crescendo de maneira avassaladora em nosso país. Este novo formato de ensino, também conhecido como e-learning, é amplamente aplicado por empreendedores digitais, empresas interessadas em disponibilizar treinamentos a seus colaboradores e instituições de ensino, sendo totalmente interativo, dinâmico e acessível a todos.
Para quem deseja ensinar, hoje também é possível criar cursos online e oferecer um conteúdo atualizado, reduzindo gastos com a produção audiovisual. Essa é uma prática cada vez mais popular e bastante vantajosa, tanto para quem ensina quanto para quem aprende. No entanto, como fazer um projeto desses? Confira quatro dicas essenciais para desenvolver uma plataforma incrível e ingressar nesse mercado com pé direito:
1) Planejamento
Planejamento é importante para tudo na vida, não é mesmo? Ainda mais para projetos que você pretende levar como objetivo profissional. Para que sua plataforma EAD seja um sucesso, é preciso traçar um plano estratégico e analisar uma série de fatores:
- Objetivos: alinhe conceitos, propostas e metas. Não se confunda na hora de estabelecer orçamentos, temas, resultados, prazos e margem de lucro desejada: clareza e precisão são fundamentais;
- Conteúdo: determinado o assunto, organize tópicos, conceitos e exemplos para que você possa produzir um curso coerente, relevante, ágil e de fácil aprendizagem. Pesquise de forma cuidadosa e aprofundada sobre o tema escolhido e baseie-se apenas em fontes confiáveis;
- Público-alvo: saiba exatamente com quem você está se comunicando. Conheça os hábitos, a profissão, os hobbies, a faixa etária, as demandas específicas, entre outras características do seu público-alvo. Essa é uma medida essencial para preparar um material assertivo e bem direcionado;
- Analise o mercado e a concorrência: saber como anda o mercado e como se comportam seus possíveis concorrentes são atitudes essenciais para a sobrevivência do seu negócio. Aproveite a análise para oferecer diferenciais e destacar seu curso.
2) Construção
Após organizar o conteúdo, é a vez de voltar os olhos para a construção do curso online. As vídeo-aulas ajudam interagir com o aluno e criam uma atmosfera de sala de aula. No entanto, antes de gravar a aula, crie um bom roteiro com falas e conteúdo, invista em equipamentos e reserve um espaço adequado para a filmagem. É importante também que você também entenda ao menos o básico de softwares de edição. Isso ajuda a poupar tempo e facilita o processo. Busque sempre de adaptar o conteúdo ao público-alvo, além de complementar as aulas online com materiais complementares, como apostilas, filmes, documentários e artigos relacionados ao tema.
3) Divulgação
É fundamental que seu projeto esteja em um ambiente seguro, de fácil acesso e entendimento do usuário, além de detalhamento do material utilizado no curso. Por isso, não hesite em investir em uma plataforma capaz de gerenciar bancos de dados complexos, assim como materiais e ferramentas de avaliação. Uma das melhores do mercado é a EAD Box, onde é possível capacitar colaboradores, vender cursos online, treinar vendedores, diminuir custos e até mesmo otimizar processos. Por meio da plataforma, é possível adicionar materiais como apresentação de Power Point, games e PDFs. Assim, as chances de errar em relação ao público e ao investimento feito são muito menores.
4) Venda
São três modelos diferentes para a vendas dos cursos online:
- Venda de aula: focado em instituições que conseguem manter um padrão em seus conteúdos e trabalham com ele de forma mais específica, em uma única aula;
- Venda do curso: recomendado para quem deseja entender sobre o assunto de maneira mais ampla e profunda;
- Venda recorrente por assinatura: permite que o usuário consuma quantos cursos ou aulas quiser por um preço fixo pago periodicamente.