Quatro novos Cantos de Leitura foram inaugurados em 2017 com apoio da Novelis

Projeto foi implantando em cooperativas de reciclagem de São Paulo; cooperados e comunidade tem acesso aos livros disponíveis


A Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, por meio do patrocínio do Cantos de Leitura, inaugurou neste ano quatro novas salas de leitura em cooperativas de reciclagem na cidade de São Paulo. No total, a parceria, que teve início em 2016, implantou sete bibliotecas em São Paulo, Santo André e Pindamonhangaba.

De acordo com a última edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ibope por iniciativa do Instituto Pró-Livro, 44% da população nunca leu um livro. Para mudar esta realidade, a Novelis, que tem como uma de suas prioridades cooperar para o desenvolvimento das comunidades em que atua, apoia o Cantos de Leitura a fim de estimular o contato de crianças, jovens e adultos com a literatura, oferecendo uma programação com atividades lúdicas e possibilitando o acesso gratuito da comunidade ao conhecimento, com empréstimos de livros e rodas de leitura.

Além de receber 1.200 novos livros de temas como sustentabilidade, história, inclusão social, contos infantis, entre outros, cada sala de leitura recebeu melhorias e reformas e foram criados ambientes com mesas, cadeiras e decoração temática. Após a implementação, os Cantos de Leitura são geridos pelas respectivas instituições beneficiadas.

De acordo com Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul, o apoio a projetos relacionados à educação, como o Cantos de Leitura, é uma maneira que a empresa possui de desenvolver o jovens e adultos de hoje a fim de criar uma sociedade melhor no futuro. “Com os Cantos de Leitura, criamos espaços de aprendizagem, incentivando o hábito de ler como fonte de conhecimento. Com o desenvolvimento de cada indivíduo, visamos a melhoria da comunidade como um todo.”.

Para Waleria Silva, líder da cooperativa Reciclacity, contemplada com o projeto, o Cantos de Leitura é um espaço aconchegante que permite que os cooperados aproveitem as histórias, focando em algo além de suas atividades diárias no espaço de trabalho. “O projeto traz uma nova oportunidade para aqueles que não tinham muito contato com livro, permitindo que obtenham cada vez mais conhecimento. Os cooperados tem aproveitado muito”, conta.

O Cantos de Leitura tem como objetivo colaborar com a Lei 12.244, que estabelece a obrigatoriedade da existência de um acervo de pelo menos um livro por aluno em cada instituição de ensino do país. O projeto é desenvolvido pela Rede Educare – produtora que atua na criação de projetos sociais e culturais que promovem a leitura e educação a partir da formação de leitores – e foi aprovada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet.