A Revista Teologia em Questão da Faculdade Dehoniana trata, neste semestre, sobre "Teologia e Sociedade: investigações sobre o reconhecimento dos cursos de teologia pelo MEC". Esta edição 37 da TQ aborda a relação entre teologia e sociedade brasileira nos últimos anos, especialmente a partir do reconhecimento civil dos cursos de teologia em 1999.
Portanto, esta edição recorda os "21 anos do reconhecimento estatal dos estudos teológicos (Parecer 241/1999 do Conselho Nacional de Educação)". Vale ressaltar que a "temática está tão ligada à história da Faculdade Dehoniana, visto que foi o primeiro curso de graduação em teologia da Igreja Católica a receber uma portaria de autorização do MEC".
Neste número são apresentados três artigos na seção Quaestio:
- A experiência de fé e a teologia;
- O humanismo cristão de Dietrich Bonhoeffer: contribuições para uma epistemologia teológica;
- A relevância da teologia para as ciências;
E na seção Questões de Teologia se encontram cinco textos:
- A relação entre justificação e liberdade/cooperação no Concílio de Trento e na Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação: as etapas de um caminho difícil;
- Algumas considerações sobre a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus;
- Counseling e a formação presbiteral: uma ferramenta no acompanhamento personalizado para formadores;
- Arte, imagem e contemplação: a formação da obra de arte e a experiência da beleza;
- Vivência comunitária: conflitos e apelo à direção espiritual;
"A Teologia com cidadania completa seus 21 anos em clima de maturidade consolidada no que se refere ao reconhecimento civil. É um caminho sem volta e que cobra constante reflexão teológica", diz o editorial assinado pelos padres Emerson Marcelo Ruiz, scj e João Carlos Almeida, scj.
O acesso ao conteúdo da Revista TQ é gratuito e disponibilizado apenas on-line.