São Paulo lança curso de Ensino Médio Inclusivo para professores estaduais

Capacitação visa ampliar os conhecimentos teóricos e práticos de educadores que atuam no Ensino Médio regular e Atendimento Educacional Especializado




O governo paulista lançou nesta terça-feira (20) o curso Ensino Médio Inclusivo: construindo uma escola para todos.  A iniciativa tem parceria com as Secretarias da Educação, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Instituto Rodrigo Mendes é voltada a profissionais do ensino regular e atendimento educacional especializado

De acordo com o governo, a capacitação busca ampliar os conhecimentos teóricos e práticos de educadores que atuam no Ensino Médio regular e Atendimento Educacional Especializado. O lançamento aconteceu no Memorial da Inclusão, localizado dentro do Memorial da América Latina, na capital.

“São 1.417 escolas incluídas nesse primeiro momento do curso, que vai proporcionar não apenas o aperfeiçoamento dos professores, mas também as ferramentas para uma educação inclusiva em sala de aula, para que eles possam ajudar a desenvolver todo o potencial dos nossos alunos com deficiência”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.

Semipresencial, o curso terá aulas no ambiente de videoconferência oferecido pela EFAP (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo "Paulo Renato Costa Souza") e pela CGEB (Coordenadoria de Gestão da Educação Básica). Os inscritos também deverão participar do desenvolvimento de um projeto local de intervenção e atividades no AVA.

Além de reflexões sobre a cultura do pertencimento e o papel da escola na construção da cidadania, a expectativa é que esses profissionais desempenhem papel fundamental na interlocução entre as diretorias e escolas e multipliquem experiências produzidas em projetos locais.