São Sebastião retoma atividades presenciais do curso de formação da Guarda Mirim

A Guarda Mirim é vinculada à Polícia Municipal e subordinada à Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR)


A Divisão de Guarda Mirim de São Sebastião, nesta última segunda-feira (21), deu início às aulas para os 160 jovens de 14 a 17 anos, aprovados e matriculados no Curso de Formação de Guarda Mirim. O projeto socioeducativo Guarda Mirim busca oportunizar o primeiro emprego.

Os jovens recebem formação no contraturno escolar, que inclui disciplinas como inglês, matemática, português, ética e cidadania e mercado de trabalhoApós formado, o jovem tem a oportunidade de trabalhar na Prefeitura ou em uma das 50 empresas conveniadas.

Desde 2017, mais de 543 jovens foram formados nos três polos municipais. Em 2021, mesmo com as dificuldades da pandemia, 30 jovens foram encaminhados ao mercado de trabalho, sendo 8 efetivados até o momento. "Estamos confiantes de que, em 2022, a economia irá se fortalecer para ingressar mais jovens ao mercado de trabalho e dar a oportunidade do primeiro emprego", explica o comandante Batista, da Guarda Mirim.

As aulas são ministradas de forma presencial para 50 alunos na unidade da Costa Norte (abrangendo os bairros Cigarras, Enseada, Jaraguá e Canto do Mar), polo situado na Enseada; e para 80 alunos na unidade da Região Central (que atende os bairros de São Francisco a Guaecá), localizada em Barequeçaba. Na Costa Sul, a unidade que engloba os bairros de Toque-Toque Grande a Boraceia está atendendo de forma online os 30 alunos matriculados, até que a reforma no prédio esteja finalizada.