Secretaria da Educação Lança Consulta Pública para Implementação de Escolas Cívico-Militares no Vale do Paraíba

Dezesseis escolas do Vale do Paraíba manifestaram interesse no modelo de cívico-militar.


A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) lançou na última quinta-feira (18) uma consulta pública para que as comunidades escolares opinem sobre a implementação do modelo de escolas cívico-militares na rede pública estadual a partir de 2025. A expectativa é que 45 escolas adotem o novo modelo.

 

Esta é a segunda fase do processo de escuta promovido pela Seduc. Entre 21 e 28 de junho, diretores de todas as unidades da rede pública paulista manifestaram suas opiniões sobre a adesão ao modelo. Nesse período, 302 diretores, incluindo 16 do Vale do Paraíba, demonstraram interesse.

As escolas devem organizar reuniões com pais ou responsáveis até 31 de julho para discutir o novo modelo. As opiniões das comunidades escolares devem ser registradas entre 1º e 15 de agosto, através da Secretaria Escolar Digital (SED).

Caso não haja a quantidade  suficiente de votos válidos, outras duas rodadas de consulta estão previstas: a primeira entre 20 e 22 de agosto e a segunda entre 27 e 29 de agosto.

"Nosso objetivo é ouvir a sociedade e a comunidade escolar. A adoção do novo modelo passa necessariamente pela consulta pública. Esta iniciativa foi estruturada para ser implementada de forma gradual, com muito diálogo e escuta da nossa rede", afirmou o secretário-executivo da Seduc-SP, Vinícius Neiva.

A consulta pública é aberta a mães, pais ou responsáveis por alunos menores de 16 anos, estudantes a partir de 16 anos, professores e outros profissionais da equipe escolar.

Se mais de 45 comunidades manifestarem interesse, critérios de desempate serão adotados, como a proximidade de outras unidades que não optaram pelo programa, o número de votos válidos a favor da implantação, a oferta de mais níveis de ensino e a quantidade de estudantes ausentes nas provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).

As 45 escolas selecionadas serão anunciadas até o final de agosto, coincidindo com a primeira etapa do processo de matrículas e transferências na rede estadual. Até o início de setembro, os estudantes poderão registrar intenção de transferência para essas unidades ou outras escolas da rede.

As escolas cívico-militares seguirão o Currículo Paulista e a Seduc-SP será responsável pela seleção dos monitores e pela formação dos professores. A Secretaria da Segurança Pública apoiará no processo seletivo e na emissão de declarações sobre comportamento e processos criminais ou administrativos.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) terá um papel fundamental no desenvolvimento de atividades extracurriculares no modelo cívico-militar, além de colaborar na organização e segurança escolar. O processo seletivo para policiais da reserva, com pelo menos um por escola, será conduzido pela Secretaria da Educação e terá início após as consultas públicas. Para as escolas municipais, a SSP trabalhará em conjunto com as prefeituras, ficando a seleção a cargo das secretarias municipais.

O investimento nas escolas cívico-militares será equivalente ao das unidades regulares. A contratação de monitores, considerando a meta de 100 escolas cívico-militares, terá um custo estimado de R$ 7,2 milhões.

Na região, a consulta pública será realizada com as comunidades das seguintes escolas:

 

DIRETORIA DE ENSINO

MUNICÍPIO

ESCOLA ESTADUAL

TAUBATÉ

CACAPAVA

PROFESSORA RUTH SÁ

TAUBATÉ

CACAPAVA

DOUTOR FLAIR CARLOS DE OLIVEIRA ARMANY

TAUBATÉ

CACAPAVA

PROFESSORA LUCIANA DAMAS BEZERRA

CARAGUATATUBA

CARAGUATATUBA

ANTONIO ALVES BERNARDINO

GUARATINGUETÁ

CRUZEIRO

PROFESSOR ABRÃO BENJAMIM

JACAREÍ

GUARAREMA

EMILIA LEITE MARTINS

CARAGUATATUBA

ILHABELA

DOUTOR GABRIEL RIBEIRO DOS SANTOS

CARAGUATATUBA

ILHABELA

PROFESSORA MARIA GEMMA DE SOUZA OLIVEIRA

PINDAMONHANGABA

PINDAMONHANGABA

PROFESSOR JOSÉ PINTO MARCONDES PESTANA

PINDAMONHANGABA

PINDAMONHANGABA

PROFESSOR RUBENS ZAMITH

PINDAMONHANGABA

PINDAMONHANGABA

PROFESSORA ANTONIA CARLOTA GOMES

PINDAMONHANGABA

PINDAMONHANGABA

PROFESSORA ISIS CASTRO DE MELLO CESAR

GUARATINGUETÁ

PIQUETE

PROFESSORA LEONOR GUIMARÃES

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

PROFESSOR FRANCISCO PEREIRA DA SILVA

CARAGUATATUBA

SÃO SEBASTIÃO

PROFESSORA MAÍSA THEODORO DA SILVA

TAUBATÉ

TAUBATÉ

NEWTON CAMARA LEAL BARROS