Seis vantagens dos cursos de graduação EAD


Realizar um curso superior é hoje mais do que um sonho: é uma obrigação profissional. Profissionais sem um curso superior estão destinados a lutar por vagas menores e menos prestigiadas ou impedidos de crescer dentro do mercado de trabalho.

Mas realizar um curso superior exige tempo, esforço e dinheiro. Para torná-lo possível, há uma ótima alternativa: os cursos a distância, também conhecidos como EAD (ensino a distância). Saiba as vantagens dele a seguir:

1. São mais baratos

A menor necessidade das universidades em reservar espaços físicos, consumir água, energia e disponibilizar funcionários para o atendimento aos alunos faz dos cursos EAD uma alternativa bem mais em conta quando comparados aos tradicionais. Os valores podem chegar à metade ou até mesmo a um terço dos presenciais.

2. Horários flexíveis

Para quem trabalha sob demanda ou precisa se dedicar à família e outros afazeres, os cursos a distância permitem que se estude quando é possível, não importa se no fim de semana, à noite ou nos feriados. É o aluno quem faz o próprio horário, sempre respeitando as cargas horárias exigidas.

3. O diploma é o mesmo

O curso EAD vale tanto quanto o presencial ou o semipresencial. Não existe nenhuma diferença entre os diplomas, já que todos esses profissionais têm as mesmas capacidades para atender o mercado de trabalho.

4. Não há aula perdida

No ensino tradicional, se o aluno falta, perde o conteúdo, a explicação do professor e precisa correr atrás do prejuízo. No EAD, as aulas são gravadas em vídeo e o aluno pode assistir onde e quantas vezes quiser, sem nenhum ônus aos estudos.

5. Variedade de cursos

Existe uma grande variedade de cursos e de universidades participando do EAD. Encontrar um curso adequado é fácil, pois eles são cada vez mais específicos e buscam a especialização. Escolas consagradas, como a Universidade Braz Cubas e outras semelhantes, oferecem ótimas alternativas para quem se interessa por essa modalidade.

6. Prática incluída

Não é por ser a distância que o EAD negligencia as práticas necessárias na formação do aluno. Graças à tecnologia, essas universidades contam com laboratórios virtuais e alguns reais para que o aluno realize as atividades que exijam colocar a mão na massa.

Para isso, os cursos contam com os chamados polos de estudos, nos quais o aluno comparece de tempos em tempos para realizar provas, obter materiais e orientação, bem como realizar atividades de cunho prático.

Como se pode ver, o EAD chegou para ficar e vai dar a chance para muitas pessoas fazerem sua primeira graduação. E para quem precisar mudar de área ou se especializar, a forma de fazê-lo é muito mais fácil e tranquila.