Em Pindamonhangaba, a unidade do Senac sentiu os reflexos do aquecimento do setor de Tecnologia da Informação (TI). Nos últimos três anos, a instituição teve 100 turmas e formou 1.357 profissionais de toda a área de TI, reforçando que a qualificação é uma importante via de acesso ao mundo do trabalho.
A tecnologia da informação é uma das áreas que mais cresce no Brasil e deve contratar 70 mil profissionais por ano até 2024, segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). E se engana quem pensa que só os cursos de manutenção de computadores e computação gráfica são os mais procurados. Muitos estudantes desejam aperfeiçoar seus conhecimentos em Excel.
"O curso livre em Excel é fundamental para quem vai ocupar qualquer cargo que envolva planejamento, controle e organização. A capacitação é focada nas reais necessidades do mercado e prepara a turma para desenvolver suas atividades com proficiência", comenta Diogo Fragoso Da Silva, docente da área de tecnologia da informação do Senac Pindamonhangaba.
O especialista destaca que a unidade recebe tanto pessoas que estão procurando recolocação no mercado e percebem a importância de estarem preparadas, quanto profissionais que já estão empregados, mas precisam desenvolver habilidades específicas. "Muitas empresas pagam o curso para seus colaboradores porque entendem que se trata de um investimento, um profissional qualificado agrega valor. Mas também temos casos de alunos que compartilham a informação que já perderam oportunidades por desconhecerem essa ferramenta", conclui.