Senac Taubaté celebra 70 anos com programação gratuita para a comunidade

Ações culturais, palestras e workshops em áreas como gastronomia, tecnologia e desenvolvimento social estão entre as atividades


Em 1948, Taubaté ganhava um espaço diferenciado de aprendizagem e educação profissional. Era inaugurada uma unidade do Senac na cidade. Nesses 70 anos, a instituição consolidou-se como referência na região, sendo a primeira unidade do Senac São Paulo no Vale do Paraíba e passando por transformações que geraram melhorias em sua infraestrutura e oferta de cursos.

Denominada Escola Senac Marcelino de Carvalho, em homenagem ao pioneiro e empreendedor comerciário que exerceu por longo período a presidência da Associação Comercial de São Paulo, suas atividades tiveram início com a implantação dos cursos Aspirantes ao Comércio, para adolescentes de 12 a 14 anos, e Praticante de Comércio e Preparatório, para maiores de 18 anos.

Hoje, o Senac Taubaté oferta cursos de curta duração e técnicos em diversas áreas do conhecimento como eventos e lazer, gastronomia, turismo, gestão e negócios, saúde e bem-estar, tecnologia da informação, entre outros. Também oferta o programa Aprendizagem, em parceria com empresas da cidade, e é polo de educação à distância para cursos de graduação e pós-graduação.

Programação dos 70 anos

Para celebrar a data marcante, o Senac Taubaté oferece, a partir desta segunda-feira, dia 5 de março, uma programação gratuita aberta à comunidade, com palestras, workshops, oficinas, apresentações culturais e exposições. “Comemorar os 70 anos do Senac Taubaté é também celebrar a alta representatividade que a unidade tem para a cidade e para os municípios do entorno, atendidos por nós por meio da capacitação e do desenvolvimento de pessoas, organizações e comunidade”, destaca Karina Marcon Dalprat Pinto, gerente do Senac Taubaté.

Entre os destaques da programação está o workshop Duetos de Sabores: receitas para Monteiro Lobato, que será ministrado pelo chef e docente Vinicius Cassarotti, e que contará com a presença de personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo. O bate-papo “Jovem - o que fazer para se desenvolver?” reunirá empresas e ex-alunos do Senac Taubaté para debaterem os desafios e as possibilidades do desenvolvimento profissional. O pavão azul, símbolo do artesanato paulista, encabeça a exposição Figureiras de Taubaté. Fazendo o resgate do Choro, com composições de Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Chiquinha Gonzaga, o Grupo Chorando na Feira será uma das atrações musicais da comemoração.

Para conferir a programação completa, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/taubate. A unidade de Taubaté está localizada na Rua Nelson Freire Campello, 202 - Jardim Eulália.