Suzano promove qualificação para mercado têxtil em Jacareí

Aula inaugural da quinta turma do Programa Gestores de Moda foi realizada no dia 26


Com o apoio da Suzano, mais 60 pessoas serão qualificadas para atuar no mercado têxtil em Jacareí (SP). A iniciativa faz parte do Programa Gestores da Moda, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico da cidade, em parceria com a empresa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A aula inaugural da quinta turma foi realizada na última sexta-feira (26), às 18h, no Auditório da Escola Senai "Elias Miguel Haddad". O evento contou com a presença de representantes da coordenação do programa, da prefeitura, da Suzano e demais parceiros como Senai e Sebrae.

Com o objetivo de fomentar a capacitação profissional e o empreendedorismo na região, o projeto já formou mais de 200 pessoas em quatro anos de realização, contribuindo com o aprimoramento da mão de obra e a geração de renda, em um dos setores que mais empregam na região. As aulas do programa são voltadas para empreendedorismo, gestão de negócios, finanças, marketing, atendimento ao cliente, vendas, precificação, entre outros aspectos relevantes para atuar no mercado têxtil.

Segundo Adriano Silva Martins, consultor de Desenvolvimento Social da Suzano, o programa vem ao encontro do compromisso da Suzano de contribuir para a redução de desigualdades sociais e geração de renda nas regiões onde mantém operações. "O Programa Gestores da Moda atende a um dos nossos principais direcionadores, que diz que 'Só é bom para nós se for bom para o mundo', pois possibilita a geração de renda, promove o empoderamento econômico e social e colabora para movimentar a economia. Essa iniciativa também está relacionada a um dos nossos compromissos para renovar a vida, que é ajudar a tirar 200 mil pessoas da linha de pobreza, até 2030, em nossas áreas de atuação", ressalta o consultor.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Jacareí, Arildo Batista, a ação contribuiu para fortalecer essa cadeia produtiva. "O programa consolidou uma política pública de relevância no município, além da ação contribuir com uma das cadeias produtivas que mais emprega na região", explica o secretário.

De acordo com Daniela Cambuzano, coordenadora do programa, é essencial para o munícipio realizar a quinta edição do projeto. "Estamos a cada ano ampliando as oportunidades de trabalho e emprego por meio dos Gestores da Moda para tornar Jacareí um polo da moda, além de resgatar uma das vocações do munícipio. Além disso, o programa proporciona inúmeras oportunidades de geração de emprego e renda, com a participação dos formandos e formandas em feiras e eventos do município e de empresas", finaliza a coordenadora.