O Ambulatório Municipal de Infectologia (AMI) da Secretaria de Saúde de Taubaté realiza até 9 de fevereiro a Campanha de Carnaval 2024 com o objetivo de incentivar a população a realizar a testagem rápida.
O intuito é aplicar o teste em pessoas mais vulneráveis, pessoas sexualmente ativas, principalmente as que nunca o fizeram, além da distribuição de insumos de prevenção. Durante o período, os munícipes receberão informações e orientação sobre medidas de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's)/HIV/Aids, além de realizar testes rápidos para detecção do vírus.
A ação acontecerá no Ambulatório Municipal de Infectologia (AMI) e na rotina das Unidades de Saúde da Atenção Primária em parceria com Vigilância Epidemiológica Municipal.
O HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana causador da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida), ele ataca o sistema imunológico. A pessoa contaminada pode ficar anos sem manifestar nenhum sintoma, porém, com o frequente ataque, as células de defesa começam a funcionar com menos eficiência até serem destruídas. O organismo fica cada vez mais fraco e vulnerável a infecções comuns.
A transmissão ocorre pelas relações sexuais desprotegidas com parcerias sexuais infectadas pela doença sem diagnóstico, compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas e da mãe infectada sem tratamento para o bebê durante a gestação e amamentação.
O diagnóstico precoce contribui com a diminuição da transmissão e melhoria da qualidade de vida da pessoa infectada pelo vírus. Em Taubaté, no ano passado foram aplicados 21.240 testes e destes 50 confirmaram o diagnóstico.
O AMI fica na rua Vicente da Costa Braga, 51, no Jardim das Nações.