Atividade física libera hormônios da felicidade

Além de promover saúde física, praticar exercícios também é um excelente remédio para a saúde mental


Você provavelmente já ouviu falar nos quatro hormônios responsáveis por promover sensações de bem-estar e felicidade: dopamina, serotonina, endorfina e ocitocina. Cada um fica a cargo de um tipo específico de estímulo, mas no geral, todos trabalham em conjunto e são necessários para que tenhamos disposição no dia a dia. Ao praticar atividades físicas, esse grupo de substâncias também está diretamente envolvido e atua junto do corpo, para que seja possível realizar o exercício sem perder o ritmo.

O principal hormônio envolvido na prática de esportes é a endorfina, que promove o relaxamento no momento do exercício. É por isso que nos sentimos bem e felizes após concluirmos um treino, pois a endorfina manifesta uma sensação de recompensa em nosso cérebro, sendo responsável por causar alívio e contentamento generalizados. Além disso, ela é nossa principal fonte de disposição e energia, nos ajudando a manter o foco em tarefas complexas por mais tempo e também proporcionando um efeito analgésico, aliviando dores no corpo.

A boa notícia é que não precisa ser um atleta de alto nível para poder usufruir de todos os benefícios proporcionados pelas atividades físicas. Uma pessoa que pratica apenas 15 minutos de exercícios por dia tem a mesma sensação de bem-estar que alguém que se exercita por períodos mais extensos. O segredo de uma vida fisicamente ativa não está na intensidade da atividade ou no tempo que você treina ao longo da semana, mas, sim, na frequência. Precisamos manter uma rotina de exercícios para que seus efeitos se mantenham duradouros no corpo e na mente.

Com a rotina corrida que muitas pessoas levam hoje em dia, pode ser difícil encontrar tempo para praticar exercícios. Desde que o regime home office se popularizou, esse se tornou um fator ainda mais complicado, porém isso não significa que também não seja possível manter as atividades físicas em dia sem sair de casa. As opções podem ser mais limitadas, mas é completamente viável manter uma rotina de exercícios dentro de casa, podendo ir desde atividades aeróbicas até a calistenia, um método que utiliza o peso do próprio corpo para trabalhar com os diferentes grupos musculares.

Como já enfatizado, não importa a atividade praticada nem por quanto tempo você pratica ao longo do dia. Apenas procure encaixar qualquer tipo de exercício no seu dia a dia, não só para se sentir melhor, mas também para prevenir uma série de doenças e problemas de saúde.