"Estamos com saudade, mas no momento eu preciso ficar aqui e vocês precisam ficar em casa! Poderiam fazer isso por mim?"
Essa mensagem afetiva, dirigida a avós e tios, vem emocionando todo mundo nas famílias dos recém-nascidos do Hospital Municipal de São José dos Campos, mantido pela Prefeitura e gerenciado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (APDM).
Na maternidade do hospital, a suspensão das visitas para evitar o contágio fez surgir uma forma de aproximar as pessoas, mesmo estando distantes. Integrantes das equipes do setor de neonatologia tiram fotos mostrando o pequeno cartaz ao lado das mães e bebês e enviam aos familiares.
Coordenadoras da unidade, a enfermeira Helen Faria e a médica Patricia Ruiz, contam no texto abaixo como tiveram a ideia de contornar a solidão momentânea no local e fortalecer os vínculos familiares.
Perto do coração
Com tantos acontecimentos e transformações que estamos vivenciando nesse momento de pandemia do coronavírus, nos deparamos com a sensação de saudade, sentimento que nos traz um frio no coração.
Antes da pandemia, nossa rotina no setor de neonatologia era com a presença das famílias, de uma forma acolhedora e amorosa, as quais permaneciam mais tempo, com visitas aos sábados e a presença do pai e da mãe juntos. Momentos inesquecíveis.
Porém, para proteger nossa equipe e os recém-nascidos que aqui estão internados conosco, mudamos nossa rotina para apenas um acompanhante, e as visitas foram suspensas, real situação hoje vivenciada.
Mas para aquecer novamente nossos corações e das famílias, nossos recém-nascidos deixam uma linda mensagem para os seus familiares que estão em casa e devem permanecer em isolamento social.