Caçapava inicia campanha do Julho Amarelo

Ação busca a conscientização sobre hepatites virais


Caçapava realiza, neste mês, o Julho Amarelo, campanha de conscientização sobre hepatites virais. O objetivo é informar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento dessas doenças e seus subtipos.

Cada tipo de hepatite tem características específicas, formas de transmissão e gravidades distintas. A hepatite A, por exemplo, é transmitida principalmente por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados. Já a hepatite B e C são transmitidas pelo contato com sangue contaminado, relações sexuais desprotegidas ou compartilhamento de objetos pessoais contaminados. A hepatite D ocorre apenas em pacientes já infectados com o vírus da hepatite B. A hepatite E é transmitida principalmente pela ingestão de água ou alimentos contaminados em regiões com más condições de saneamento básico.

As medidas preventivas para evitar as doenças são:

1 - Vacinação - Essa é a forma mais segura e eficaz de prevenir as hepatites A e B. É importante seguir o esquema de vacinação recomendado pelas autoridades de saúde.

2 - Uso de preservativos - A adoção do uso de preservativos nas relações sexuais previne a transmissão das hepatites B e C.

3 - Cuidados com materiais perfurocortantes - É essencial utilizar setingas e agulhas descartáveis, além de evitar o compartilhamento de objetos cortantes não esterilizados.

4 - Higiene pessoal - Lavar as mãos com água a sabão antes das refeições e após usar o banheiro é fundamental para evitar a contaminação por hepatite A.

5 - Testagem e diagnóstico - É fundamental realizar testes para detecção precoce das hepatites, principalmente se você apresentar sintomas como cansaço, perda de apetite, dores abdominais, icterícia (pele e olhos amarelados), urina escura e fezes claras.

O diagnóstico precoce das hepatites virais é fundamental para iniciar o tratamento adequado o mais cedo possível. Os tratamentos variam de acordo com o tipo e a gravidade da hepatite, mas podem incluir medicamentos antivirais, repouso, dieta balanceada e acompanhamento médico regular.

Durante todo o mês, as unidades de saúde da Atenção Básica estarão realizando palestras de conscientização para seus usuários em datas programadas. Além disso, haverá a disponibilização de testes rápidos para Hepatite B e C e demais ISTs. Veja abaixo a tabela com a programação.