Campanha de vacinação antirrábica termina na sexta-feira, em Lorena

Para que sejam vacinados, os animais devem ter pelo menos três meses de vida e não podem estar doentes ou tomando medicamentos


A campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos tem seus últimos dias em Lorena nesta quinta (27) e sexta (28), das 9h às 16h. A equipe da Vigilância em Saúde estará em um posto volante na Avenida Epitácio Santiago, nas proximidade do quiosque, no bosque da Paz (próximo ao Fórum).

Até a última terça-feira (25), 7667 doses da vacina haviam sido aplicadas, sendo 6904 em cães e 763 em gatos. A meta do município é imunizar 8 mil animais no período total da campanha. A campanha teve início no dia 15 de setembro com passagem por diferentes regiões da cidade.

Vale lembrar que as doses são gratuitas e protegem os animais contra a doença. A raiva é fatal e é causada por um vírus que acomete mamíferos, como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos. Também pode ser transmitida ao homem, por meio de mordidas, arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.

Para ser vacinado - Os animais devem ter pelo menos três meses de vida para que possam ser imunizados e não podem estar doentes ou tomando medicamentos. É recomendado que todos os cães estejam com coleira e guia, sendo a focinheira obrigatória em animais bravos; que os gatos devam ser levados em caixas de transporte para evitar fugas ou acidentes; somente pessoas adultas com condições de conter os animais devem conduzi-los ao local de vacinação.