Colocar lentes de contato dental é um procedimento seguro?

Dr. Lucas Carpini, cirurgião dentista, explica os benefícios e cuidados das lentes de contato dental


A procura pelas lentes de contato teve um aumento espetacular. Segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética, apontam um aumento de mais de 300% de 2014 até os dias atuais.

Celebridades de todos os gêneros foram os pioneiros a se encantarem com essa nova tendência no Brasil, e adotaram as lentes de contato como cartão de visitas, entre elas: a apresentadora Patrícia Abravanel, Lívia Andrade, Mara Maravilha e até mesmo o maior comunicador do país Silvio Santos, são alguns célebres que de um dia para o outro apareceram com dentes perfeitos, resultado do procedimento realizado.

Afinal de contas, o que é, e qual a utilidade das lentes de contatos dental?

O Dr. Lucas Carpini, cirurgião dentista explica o que são as famosas lentes de contato que ultrapassaram o implante de silicone no Brasil.

“As lentes de contato dental ou laminados cerâmicos, são próteses com menos de 1 mm de espessura projetadas individualmente para cada caso, capazes de corrigir imperfeições, mudar a cor, e projetar um sorriso alinhado. O procedimento é indolor, e necessita de 4 consultas em média, uma para coleta de dados e desejos do paciente e molde, a segunda para prova e aprovação do projeto, terceira para preparo e molde para a lentes e a última para instalação”, explica o cirurgião Lucas.

Para o uso das lentes de contato, o paciente passa por uma avaliação dentária e bucal para confirmar se estará apto, ou não ao procedimento. Essa técnica será utilizada em dentes pequenos, fraturados, tortos, separados, com manchas, entre outras imperfeições.

Sendo assim, as lentes de contato dental são indicadas para pacientes que precisam corrigir problemas de estética dentária, inclusive, a manutenção do tratamento é bastante simples.

Existem dois tipos de lentes de contato, ambas com a mesma finalidade. “As lentes feitas de forma artesanal, onde o técnico de laboratório vai acrescentando camadas e camadas de cerâmica a fim de criar um dente o mais natural possível e existem as lentes feitas por fresadoras, onde um computador envia o projeto para uma máquina (como se fosse uma impressora 3D) e essa irá criar as lentes, que depois passarão por um processo de maquiagem para receber os detalhes finais. A durabilidade das lentes vai depender muito do cuidado que o paciente tem, e também se foram instaladas corretamente. Mas quando bem cuidadas, podem durar por anos e anos, existem casos de pacientes com lentes há mais de 10 anos”. Afirma o cirurgião. 

A busca pelo sorriso perfeito exige alguns cuidados, principalmente higiene bucal, muita gente não tem o hábito de escovar os dentes após as refeições, mas para quem está pensando em aderir o novo procedimento estético. O Dr Lucas conta que o paciente terá os mesmos cuidados dos dentes naturais, escovação, fio dental, utilizar placas para dormir quando for o caso, não mastigar objetos (caneta e lápis), não abrir garrafa ou outros objetos com os dentes, e visitar seu dentista pelo menos a cada 4 meses.

Contudo, não são todas as pessoas que podem optar por essa técnica ortodôntica, o Dr. Lucas alerta para os casos de pacientes com dentes muito desalinhados (tortos), “precisam antes passar por um procedimento ortodôntico (aparelho), ou que apresentam algum problema grave de oclusão (mordida), e indivíduos muito jovens que ainda não tiveram todo o desenvolvimento ósseo por completo, são contra indicados o uso das lentes”, completa.