Como contratar uma casa de repouso?


O envelhecimento da população brasileira é uma realidade que está se concretizando nos últimos anos. Segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2015, 14,3% da população nacional tinha mais do que 60 anos, por isso, cada vez mais as pessoas procuram por uma casa de repouso que possa acolher bem e atender as demandas desse público. Mas quais são os fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher uma casa de repouso para idosos

Em primeiro lugar, é importante destacar que através da resolução RDC 283/2005, publicada em 2005, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamentou o funcionamento das casas de repouso no Brasil. Através desse documento, ficou estabelecido que esses espaços só podem operar com base em algumas regras, como a presença de um alvará de funcionamento expedido pela vigilância sanitária do município e a vacinação obrigatória fornecida pela instituição. Na hora de procurar por uma boa casa de repouso para um idoso da família, é interessante verificar se o local está em dia com as exigências determinadas pelos órgãos responsáveis. 

Além do cumprimento das determinações técnicas, é importante procurar por locais que ofereçam um bom ambiente de convivência para o idoso, já que, diferente de uma clínica geriátrica, as casas de repouso vão atender um público da terceira idade que apresenta certa autonomia, mas eventualmente vai precisar de um auxílio para alimentação ou banho, por exemplo. 

Nesse sentido, um forte ponto a ser observado no momento da contratação desse serviço são as instalações do ambiente. É preciso que o local apresente corrimões que facilitem a locomoção dos idosos tanto nas áreas internas como externas. A presença de barras de proteção nos banheiros é de extrema importância, assim como as telas de proteção próximas a janelas e varandas. Caso você seja morador de um grande centro urbano e esteja procurando uma Casa de repouso em São Paulo, por exemplo, é importante verificar como o barulho do entorno afeta os moradores do local. 

Outro fator que deve ser levado em conta são os cuidados com a alimentação. Por apresentarem diversas demandas específicas, é interessante que as casas de repouso tenham o acompanhamento de um profissional da área, como um nutricionista. Por determinação da Anvisa, os idosos que vivem nesses espaços devem realizar, no mínimo, seis refeições diárias. 

O horário de visitas é outro ponto que deve ser observado, uma vez que, a presença constante dos familiares é um fator decisivo para a saúde e o bem estar dos idosos. É importante também que o espaço permita ao novo morador levar consigo alguns de seus pertences pessoais para uma ambientação mais saudável em seu novo lar. 

Por último, mas não menos importante, as instituições devem apresentar um bom número de cuidadores e profissionais que possam auxiliar no dia a dia dos idosos. Ter sempre alguém por perto na hora em que o idoso precisar gera um ambiente de total confiança tanto para o morador, que se sente amparado, tanto para os familiares, que saberão da segurança presente no ambiente.