Como cuidar da saúde em dias mais secos?

Tempo seco nos deixa mais vulneráveis a certos problemas de saúde; saiba como se prevenir


A falta de chuva e a baixa umidade do ar não são uma ameaça somente para o meio ambiente, mas também para a nossa saúde. Nas cidades grandes, onde a concentração de poluição na atmosfera é consideravelmente maior, a combinação de temperaturas elevadas com baixa umidade é de alto risco para as pessoas, especialmente para quem já sofre de problemas respiratórios.

O tempo seco resseca as mucosas internas das vias aéreas, nos deixando mais vulneráveis à ação de vírus e bactérias, que podem causar crises alérgicas, rinite, sinusite, bronquite, asma, gripes e resfriados. Outro fator que colabora com o surgimento dessas doenças nessas circunstâncias é a desidratação, que também nos deixa mais propensos a desenvolver irritações e inflamações na garganta, pele, olhos e intestino.

Esses dois fatores juntos acabam sendo um grande problema para aqueles que já lidam com problemas respiratórios de forma recorrente, pois o corpo precisa de água para manter a mucosa úmida durante o processo de respiração, mas, devido à desidratação, acaba não conseguindo a quantidade necessária. Por isso, é tão importante beber bastante água todos os dias, especialmente em climas mais secos, pois ajuda o corpo a se manter sempre hidratado. O recomendado é consumir, pelo menos, dois litros de água diariamente.

O principal cuidado que deve ser tomado em dias como esse é a atenção à hidratação. Além do próprio ato de beber água, a alimentação também desempenha um papel importante nesse quesito. Comer alimentos hidratantes que contam com bastante líquido, especialmente em dias mais quentes, também é uma forma de garantir que o corpo não fique desidratado.

A variedade do cardápio é alta e pode incluir frutas como melancia, melão, laranja, pêssego, morango e muitas outras. Em se tratando de verduras, vegetais e hortaliças, o pepino, a alface e a abobrinha também são poderosos aliados contra a desidratação. Todos esses alimentos possuem alto valor nutricional e são benéficos para a saúde de diversas formas, mas também é possível garantir esses nutrientes através de multivitamínicos.

Não se esqueça de que, em casa, colocar uma bacia com água nos cômodos ajuda a melhorar a umidade do ambiente. Um umidificador de ar também dá conta do recado, assim como decorar o ambiente com plantas aquáticas, como samambaias, por exemplo. Tudo isso ajuda a deixar o ar mais agradável em nosso lar e diminuir o desconforto do dia a dia.