Conheça as inovações da odontologia estética

Avanço tecnológico propicia o desenvolvimento de técnicas menos invasivas para obtenção de um sorriso mais natural e harmonioso


Um ramo da odontologia em alta nos últimos anos é a odontologia estética. Nela, os pacientes procuram tratamentos para corrigir problemas bucais e de aparência. Existem vários ramos e técnicas utilizadas para este fim, tudo com o objetivo de fornecer ao paciente um sorriso harmonioso e natural. Abaixo, confira algumas das inovações desse setor em relação às técnicas e novos tratamentos.

Aparelhos invisíveis

Sem peças nem fios de metal, esses aparelhos são tão discretos e confortáveis que são considerados invisíveis. É uma opção para aqueles preocupados com a estética. São responsáveis pela saúde bucal, apesar de não apresentarem a mesma estrutura que os aparelhos tradicionais para este fim.

Clareamento Whitegold

O clareamento dental ganha várias inovações tecnológicas para deixar o processo ainda mais suave e confortável para o paciente. Uma dessas técnicas é a Whitegold. Por meio de um produto com fluoreto de sódio, é possível diminuir a sensibilidade ao procedimento, queixa principal de pessoas que desistem desse tipo de procedimento. Apesar disso, os cuidados devem ser mantidos, como intervalo entre as sessões.

Facetas de porcelana

Esse é um dos mais procurados pelos pacientes. Essa técnica avançada possui bons resultados na estética bucal. O procedimento permite a remoção de manchas nos dentes, Corrige o distanciamento entre dentes, má formações e desgaste. O material utilizado é aplicado principalmente nos dentes da frente, As facetas são feitas de dissilicato de lítio, mais resistente que as porcelanas tradicionais.

Plástica Gengival

Também conhecida como gengivoplastia, o procedimento é indicado para pessoas que possuem excesso de gengiva sobre a coroa, parte do dente que fica exposta, o que faz com que os dentes pareçam ser mais curtos do que realmente são. Essa condição estética pode prejudicar a autoestima do paciente, que opta por retirar uma parte da gengiva com instrumentos específicos. A técnica tem ganhado aliados tecnológicos recentemente, tornando a cirurgia estética menos invasiva.

Ancoragem esquelética

Esse procedimento é indicado para casos clínicos complexos, principalmente em pacientes adultos. Consiste de dispositivos que ficam temporariamente fixos na maxila ou mandíbula, que servem de apoio para certos tipos de movimento dental. Eles podem ser retirados com facilidade e se dividem em dois tipos: os mini-implantes, que são usados para movimentos pequenos; e  as placas de ancoragem, utilizadas para movimentos maiores.