Covid-19 não afeta apenas o sistema respiratório

Órgãos importantes do corpo humano podem ser infectados.


Por ser um vírus respiratório, o Sars-Cov-2, causador da Covid-19, impacta principalmente os pulmões. Apesar de ser o principal alvo do coronavírus, a doença não afeta apenas o sistema respiratório.  Desde que a pandemia começou a causar mortes pelo mundo, médicos e cientistas buscam mais informações sobre as causas e efeitos do vírus.

Após mais de seis meses, já há dados que comprovam alterações no coração, rins, intestino, nervos, cérebro e até na pele.

Ao entrar no organismo, o vírus vai prejudicando vários órgãos pelo caminho. Inicialmente, ele invade as vias aéreas, causando efeitos no nariz, garganta e até os olhos, reduzindo paladar e olfato e, em alguns casos, provocando conjuntivite. Ao chegar ao pulmão, responsável pela oxigenação do corpo, ele inicia uma série de reações e, como num efeito dominó, todos os sistemas vão sendo afetados por uma inflamação generalizada.

Nessa etapa, a partir do sétimo dia, ele começa a ir além do sistema respiratório, podendo inflamar as veias do sistema circulatório, provocar problemas no sistema digestivo, e chegar ao sistema nervoso central, comprometendo órgãos vitais.

Como ainda não há vacina para combater efetivamente o vírus, é válido manter cuidados especiais para se manter integralmente saudável. De acordo com um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, o período de isolamento social alterou completamente a rotina alimentar de 4 em cada 10 brasileiros, seja de forma saudável ou ingerindo maiores quantidades de alimentos ricos em açúcares.

Apesar de não interferir diretamente, manter uma alimentação saudável, exercícios físicos, hidratação e ingerir suplementos e vitaminas, pode ajudar a sua imunidade. Essas medidas podem determinar como a doença vai evoluir.

Ações diferentes podem proteger especificamente cada órgão. Para o pulmão, a orientação é realizar exercícios respiratórios diários simples e básicos, como inspirar o ar pelo nariz e expirar pela boca inúmeras vezes. Estes exercícios têm o objetivo de manter a ventilação pulmonar normal e fortalecer a musculatura respiratória, como o diafragma e músculos acessórios da respiração.

Para o intestino, alimentar-se com fibras e inserir probióticos na rotina colaboram com a prevenção de constipação e infecções. Alimentos saudáveis ajudam a prevenir também problemas no coração, aliados sempre a exercício físico e a exclusão de bebidas alcoólicas e cigarro do dia a dia. Para os rins, o aumento do consumo de água pode ajudar.

Apesar desses cuidados, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que é imprescindível manter as medidas para evitar o contágio. Além do isolamento social, lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, ou uma solução à base de álcool, manter uma distância segura de qualquer pessoa que estiver espirrando ou tossindo, higienizar objetos pessoais, usar máscara de proteção e evitar tocar nos olhos, nariz e boca.