Depois de quase 7 anos de espera, o ame de Taubaté é inaugurado na manhã desta quarta - feira (30)

Verba orçada em quase 15 milhões de reais


O Evento foi realizado no período da manhã desta última quarta-feira (30), por volta de 09h:00min, da manhã. Assim como já estava programada desde o início deste ano, a unidade deverá continuar atendendo apenas 3 das 26 especialidades previstas no projeto original.

Sendo as seguintes especialidades: urologia, oftalmologia e cirurgia plástica.



A inauguração foi marcada por protestos e manifestações contra a presença do Governador do Estado de São Paulo, João Dória do PSDB, o tucano é pré-candidato à Presidência da República, e sua pretensão é fazer uma série de inaugurações de obras em sua reta final de mandato pelo governo do estado.

A expectativa é de que João Dória renuncie no dia 2 de abril para sair oficialmente candidato a Presidente da República pelo PSDB.

Com a presença do Secretário de Estado, Ortiz Júnior do PSDB, na inauguração do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em Taubaté - SP. Esteve presente no evento o Prefeito de Taubaté, José Saud do MDB, Adriana Mussi do MDB, Secretário de saúde Mario Sérgio Pelógia.

O governo estadual, prometeu que até setembro deste ano, o AME de Taubaté, deverá iniciar o atendimento das demais especialidades que estão em falta no momento. Isso ocorrerá quando o prédio estiver com sua capacidade total, segundo informações do governo estadual, a unidade poderá realizar 117 mil consultas por ano.



O AME, foi uma parceria entre a Prefeitura de Taubaté - SP junto com a verba do Governo Estadual de São Paulo, iniciada em Agosto de 2015 com finalidade em Agosto de 2016, num valor estimado de 10,4 milhões de reais. O prazo para finalizar a obra está chegando a quase 7 anos e com um valor superior ao do projeto original, chegando a quase 15 milhões de reais.

Esse valor atual já está incluso a construção do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, que deveria ter sido entregue no mesmo período do AME. Porém, está sem uma data definida para ser inaugurado. No final de 2021, o Estado assinou um contrato com o Seconci que é o (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo), que irá administrar o AME da cidade.



A Secretaria de Estado da Saúde, informou que o contrato com o SeconciSP terá duração de 60 meses e irá custar aos cofres púbicos um gasto mensal no valor de R$ 2,6 milhões de reais.