Ao perder um ou mais dentes, muitas pessoas ficam desesperadas e não sabem o que fazer. Esse é um momento de muitas dúvidas, pois é um verdadeiro desafio escolher a melhor técnica para substituir aqueles dentes que caíram.
Esse é um momento de aflição também, afinal, muitos se sentem envergonhados em sorrir ou abrir a boca em público com uma dentição imperfeita. A falta de um ou mais dentes pode causar danos à autoestima de muitas pessoas, o que é muito prejudicial para a saúde delas.
Os procedimentos capazes de suprir essa necessidade são o implante dentário e as próteses, que podem ser fixas ou móveis. Dessa forma, cabe ao dentista auxiliar o paciente a escolher a intervenção mais capaz de proporcionar os resultados esperados.
Pensando em lhe ajudar, decidimos criar uma guia explicando um pouco sobre cada um desses tratamentos e suas principais vantagens. Confira:
Prótese móvel (dentadura)
A prótese móvel é exatamente a conhecidíssima dentadura, uma peça que deve substituir toda a dentição perdida. Ela é utilizada principalmente por pacientes mais velhos e que sofrem com o receio de realizar um implante dentário e preferem algo que conhecem ou já ouviram falar.
O ponto negativo, por outro lado, é que como todos sabem, ela pode sair da boca em momentos inoportunos, causando uma insegurança muito grande. Além disso, a dentadura possui uma baixa potência durante a mastigação, algo negativo em relação às outras técnicas.
Vantagens da prótese móvel (dentadura)
Por ser o procedimento mais simples e que oferece algumas facilidades para o paciente, a prótese móvel possui algumas vantagens:
é o tratamento com menor custo;
a higienização da dentadura é extremamente eficiente, já que é possível tirá-la para a limpeza;
é uma solução viável para os que perderam todos os dentes.
Prótese fixa
Diferente da popular dentadura, a prótese fixa é posicionada de forma que a peça fique apoiada e "presa" aos dentes naturais que estão localizados ao lado.
Vantagens prótese fixa
Por ter um custo intermediário e uma boa qualidade, a prótese fixa é uma boa opção para os que perderam apenas um ou mais dentes, mas de forma espaçada. Veja outras vantagens desse procedimento:
totalmente fixa, oferece segurança aos pacientes;
possui um custo-benefício positivo;
pode ser a solução para os que não querem enfrentar o implante dentário.
Implante dentário
O implante dentário é um procedimento criado mais recentemente e oferece os melhores resultados, já que existe a total fixação da prótese ao lado dos outros dentes. Isso porque, diferente das outras intervenções, esse tratamento busca substituir da forma mais natural possível a própria raiz do dente.
Para tal objetivo, o dentista realiza uma cirurgia simples com o intuito de inserir uma peça de titânio no lugar da raiz. Apesar de ser um procedimento cirúrgico, uma pesquisa revela que 87% dos pacientes que passaram por esse quadro garantem que não existe dor ou incômodo no momento do implante.
Vantagens do implante dentário
durabilidade extremamente alta, é possível utilizar o implante por mais de 20 anos;
o procedimento oferece uma fixação total, evitando possíveis inseguranças do paciente;
um resultado totalmente natural. É difícil perceber a diferença entre um implante e um dente natural;
uma alta potência mastigatória, diferente dos outros tratamentos;
um custo-benefício positivo, já que a durabilidade é muito maior do que as outras técnicas.
Qual devo utilizar?
"Mas afinal, qual é a melhor técnica para o meu caso?" Essa pergunta é difícil de ser respondida, já que tudo vai depender do orçamento de cada um, da quantidade de dentes que devem ser substituídos e de outros fatores, como a qualidade da estrutura óssea do paciente.
Por isso, é muito importante consultar um dentista experiente quando desejar realizar procedimentos como esses. Somente ele pode lhe auxiliar da melhor forma e sugerir um implante dentário ou uma prótese dentária.