Em Pinda, ônibus da saúde oferece atendimento para prevenção do câncer bucal na próxima semana

O ônibus ficará na Praça Monsenhor Marcondes de segunda-feira (25) a quarta-feira (27), das 8 às 16h30


Ônibus da saúde oferece atendimento para prevenção do câncer bucal na próxima semanaÔnibus da saúde oferece atendimento para prevenção do câncer bucal na próxima semana (Foto : Divulgação)

A partir de segunda-feira (25) até quarta-feira (27), o ônibus da saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba estará na Praça Monsenhor Marcondes das 8 às 16h30, para atendimento de prevenção ao câncer bucal. 

No local, haverá um dentista especializado para atender as pessoas e analisar possíveis casos de câncer bucal. Os pacientes que tiverem lesões suspeitas serão encaminhados para tratamento no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).

Segundo a a assessora de saúde bucal de Pindamonhangaba, dentista Thaylla Lopes, essa iniciativa faz parte da campanha municipal de prevenção e tratamento ao câncer de boca e terá atendimentos de livre demanda. 

"Todos que estiverem passando pela praça poderão receber orientações sobre o câncer bucal, instruções sobre como escovar os dentes corretamente, além de atendimento com dentista especializado para análise bucal", informou.

Além disso, a inciativa também contará com orientações e distribuição de escovas de dentes. Uma equipe da UniFunvic vai instruir as pessoas a realizarem a escovação de maneira correta.

O objetivo da ação é a análise de aspectos relacionados ao câncer bucal. "Serão atendimento exclusivos com esse propósito, uma busca ativa para detecção de lesões precoces ou avançadas que podem ser de câncer de boca, para iniciarmos o imediato tratamento", afirmou Thaylla

A profissional ressalta a importância de um diagnóstico precoce, pois assim "é possível um tratamento menos invasivo e um prognóstico mais favorável. Por isso a campanha do câncer bucal é realizada todos os anos em Pindamonhangaba e a orientação da toda população é fundamental. Podemos salvar vidas diagnosticando precocemente esse tipo de câncer", afirmou.

Para os demais serviços odontológicos como de limpeza, tratamento, restauração, extração dentes, dentre outros, os pacientes devem buscar as unidades de saúde nos bairros.

A ação ainda conta com apoio da Sensodine, Ipro Radiologia, Alvo Segurança, Intracer Confecções e Estamparias.

Para saber mais sobre o câncer de boca, acesse o site.