A estética dental vai muito além da manutenção da beleza de um sorriso. Dentes em más condições podem significar problemas sérios de saúde bucal - e, acredite, muitas vezes também sinalizam ou causam doenças em outras partes do organismo. Por isso, os cuidados com os dentes devem ser redobrados em qualquer idade, e a visita ao dentista deve tornar-se parte dos compromissos frequentes.
A importância da estética bucal e dos cuidados com os dentes
O estudo “Percepções Latino-americanas sobre Perda de Dentes e Autoconfiança”, realizado pela Edelman Insights e publicado em agosto de 2018, mostra alguns dados bastante alarmantes sobre a saúde dentária do brasileiro. A pesquisa mostrou que, atualmente, 16 milhões de pessoas no país vivem sem nenhum dente. 39 milhões de brasileiros usam prótese dental - sendo que uma a cada cinco destas pessoas é bastante jovem, e tem entre 25 e 44 anos de idade.
Para 32% das pessoas entrevistadas no estudo, a perda dos dentes impacta diretamente na qualidade de vida, impedindo ou restringindo as atividades cotidianas. 71% sentiram que a perda dos dentes afetou a qualidade da mastigação e alimentação, e 52% dos entrevistados admitem que a situação comprometeu seriamente a sua aparência.
Boa parte dos problemas que ocasionam a perda ou os danos nos dentes poderiam ser prevenidos com escovação adequada e uso do fio dental, além da visita regular ao dentista. Dados do IBGE mostram que apenas metade da população brasileira utiliza regularmente o trio escova dental, pasta e fio, e a ausência deste hábito impacta diretamente na estética dental e na saúde dos dentes, além de interferir na autoestima e na qualidade de vida.
Cuide adequadamente dos dentes seguindo as orientações abaixo: