Nesta quarta-feira (22) durante a visita ao Litoral Norte, o Governador em exercício, Rodrigo Garcia, anunciou a ativação do funcionamento do serviço de radioterapia e a ativação plena do Hospital Regional do Litoral Norte, localizado em Caraguatatuba.
A medida permitirá a ampliação de leitos, centros cirúrgicos e atendimentos em diversas especialidades para moradores da região.
"O Hospital Regional, aberto na pandemia e fundamental para salvar vidas, vai continuar sendo cada vez mais fundamental para cuidar da saúde aqui do Litoral Norte. Por isso, hoje estamos anunciando oficialmente o início da radioterapia do hospital e vamos autorizar para que ele possa, em uma crescente nos próximos meses, funcionar 100% para atender a nossa população", destacou Garcia.
O setor de Oncologia do Hospital Regional do Litoral Norte ofertará mais de mil sessões de radioterapia por mês e já iniciou os agendamentos. O serviço de quimioterapia está em funcionamento desde setembro deste ano, com cerca de 200 sessões mensais para pacientes com câncer de mama e de próstata. Este número saltará para 250 a partir de 2022, acolhendo pessoas com outros tipos de câncer.
Com a ativação da capacidade plena, o hospital terá três vezes mais leitos, chegando a 228 com a expansão gradual no decorrer deste ano. Serão 40 leitos de UTI, 146 de internação, 15 de Hospital Dia, sete de observação RPA (Recuperação Pós-Anestésica), 16 de observação adulta e dois pediátricos, além de dois de isolamento no Pronto-Socorro.
Em janeiro, já estarão em funcionamento duas salas de Hospital Dia, centro cirúrgico, urgência e emergência e cinco consultórios, ofertando 760 consultas mensalmente.
O aumento no volume de atendimentos será viabilizado com ampliação no valor repassado mensalmente pelo Governo de SP, que saltará dos atuais R$ 5,8 milhões para R$ 7,8 milhões já em janeiro.
Atualmente, estão em funcionamento 75 leitos, incluindo 35 de UTI e 40 de enfermaria. Destes, 10 de cada tipo estão reservados para covid-19, e os demais começaram a atender outras patologias em setembro de 2021, quando os indicadores do novo coronavírus começaram a cair no Estado.
O hospital atua como referência para as cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela e é gerido em parceria com o Instituto Sócrates Guanaes.
Durante a visita ao Litoral Norte, Rodrigo Garcia também entregou o Poupatempo de Ubatuba, autorizou convênios de infraestrutura urbana e visitou as obras no Contorno da Rodovia dos Tamoios.