Governo de SP anuncia ativação plena do Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba

A medida permitirá a ampliação de leitos, centros cirúrgicos e atendimentos em diversas especialidades para moradores da região


Governo de SP anuncia ativação plena do Hospital Regional no Litoral Norte, em CaraguatatubaGoverno de SP anuncia ativação plena do Hospital Regional no Litoral Norte, em Caraguatatuba (Foto : Governo de SP)

Nesta quarta-feira (22) durante a visita ao Litoral Norte, o Governador em exercício, Rodrigo Garcia, anunciou a ativação do funcionamento do serviço de radioterapia e a ativação plena do Hospital Regional do Litoral Norte, localizado em Caraguatatuba

A medida permitirá a ampliação de leitos, centros cirúrgicos e atendimentos em diversas especialidades para moradores da região. 

"O Hospital Regional, aberto na pandemia e fundamental para salvar vidas, vai continuar sendo cada vez mais fundamental para cuidar da saúde aqui do Litoral Norte. Por isso, hoje estamos anunciando oficialmente o início da radioterapia do hospital e vamos autorizar para que ele possa, em uma crescente nos próximos meses, funcionar 100% para atender a nossa população", destacou Garcia.

O setor de Oncologia do Hospital Regional do Litoral Norte ofertará mais de mil sessões de radioterapia por mês e já iniciou os agendamentos. O serviço de quimioterapia está em funcionamento desde setembro deste ano, com cerca de 200 sessões mensais para pacientes com câncer de mama e de próstata. Este número saltará para 250 a partir de 2022, acolhendo pessoas com outros tipos de câncer.

Hospital Regional do Litoral Norte, localizado em Caraguatatuba. Hospital Regional do Litoral Norte, localizado em Caraguatatuba.  (Foto : Governo de SP)

Capacidade e leitos

Com a ativação da capacidade plena, o hospital terá três vezes mais leitos, chegando a 228 com a expansão gradual no decorrer deste ano. Serão 40 leitos de UTI, 146 de internação, 15 de Hospital Dia, sete de observação RPA (Recuperação Pós-Anestésica), 16 de observação adulta e dois pediátricos, além de dois de isolamento no Pronto-Socorro.

Em janeiro, já estarão em funcionamento duas salas de Hospital Dia, centro cirúrgico, urgência e emergência e cinco consultórios, ofertando 760 consultas mensalmente.

O aumento no volume de atendimentos será viabilizado com ampliação no valor repassado mensalmente pelo Governo de SP, que saltará dos atuais R$ 5,8 milhões para R$ 7,8 milhões já em janeiro.

Atualmente, estão em funcionamento 75 leitos, incluindo 35 de UTI e 40 de enfermaria. Destes, 10 de cada tipo estão reservados para covid-19, e os demais começaram a atender outras patologias em setembro de 2021, quando os indicadores do novo coronavírus começaram a cair no Estado.

O hospital atua como referência para as cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela e é gerido em parceria com o Instituto Sócrates Guanaes.

Durante a visita ao Litoral Norte, Rodrigo Garcia também entregou o Poupatempo de Ubatuba, autorizou convênios de infraestrutura urbana e visitou as obras no Contorno da Rodovia dos Tamoios.

 

Fonte: Governo do Estado de São Paulo