HMUT intensifica ações do Setembro Amarelo com foco em saúde mental e acolhimento

Hospital Universitário promove atividades de conscientização, incluindo acolhimento, rodas de conversa e palestra.


O Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT), sob a gestão do Grupo Chavantes, está promovendo uma série de iniciativas em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de conscientização e prevenção ao suicídio. As ações têm como foco valorizar a vida e ampliar o cuidado com a saúde mental de pacientes, acompanhantes e colaboradores.

Em parceria com alunos do curso de Enfermagem da UNITAU, o HMUT realizou um momento especial de acolhimento e escuta ativa, voltado a profissionais de saúde e acompanhantes que buscaram apoio emocional. A proposta foi oferecer cuidado humanizado e criar um espaço seguro para falar sobre sentimentos e dificuldades.

"Procurar ajuda é um ato de coragem, e iniciativas como esta reforçam a importância da escuta e do acolhimento no ambiente hospitalar", afirma Vanélle Camilo, responsável pela Diretoria Assistencial do HMUT.

A programação segue com uma palestra para colaboradores no dia 26 de setembro, às 10h e às 14h30, ministrada pelo Dr. Marcelo de Oliveira Fonseca, professor do Departamento de Psicologia da UNITAU e sócio-criador do Instituto Sinapsi. O tema será "Quando nossa cabeça pede ajuda: reconhecendo os sinais que antecedem à doença mental".

"Existem muitas barreiras em se falar sobre saúde mental e sobre doença mental. É justamente para reduzir esses tabus que iniciativas como o Setembro Amarelo e o Janeiro Branco existem, para que a saúde mental se torne um tema comum e possamos aprender a nos cuidar", ressalta o professor.

Com essas iniciativas, o HMUT reforça seu papel como espaço de cuidado integral, unindo atendimento médico de excelência ao olhar atento para a saúde emocional. "Falar sobre saúde mental também é falar sobre responsabilidade social. No Grupo Chavantes, acreditamos que iniciativas como a do HMUT aproximam a comunidade de um cuidado essencial, que vai além do atendimento hospitalar", completa Dra. Letícia Bellotto Turim, presidente do Grupo Chavantes.