O Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT) contratou 51 novos profissionais que chegam para auxiliar o atendimento aos pacientes. Sob a gestão da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, as novas contratações incluem 13 enfermeiros, 28 técnicos de enfermagem, dois farmacêuticos, dois auxiliares de dispensário da farmácia e seis auxiliares de higiene e limpeza, todos essenciais para a manutenção e melhoria da qualidade do atendimento.
"A contratação de novos profissionais é uma necessidade para manter o padrão de cuidado que buscamos. Estamos constantemente ajustando a equipe para atender melhor todos os pacientes de Taubaté e região. Esses 51 novos colaboradores chegam em um momento que é fundamental para reforçar nossas operações", afirma Ricardo Arruda, diretor administrativo do HMUT.
E receber novos funcionários em um hospital vai além de simplesmente passar o que cada um deve fazer. Nos dias 24 de setembro, 1º e 2 de outubro, o HMUT realizou processos de integração para que os recém-contratados conhecessem os procedimentos e sistemas hospitalares, além dos valores que regem a instituição.
Esses momentos foram especialmente importantes para que as equipes de farmácia, higiene e limpeza, enfermeiros e técnicos de enfermagem pudessem entender o funcionamento da unidade, tirar dúvidas e começar a criar laços com os colegas de trabalho. Mais do que explicar funções, a integração teve como objetivo garantir que cada um dos novos profissionais se sentisse acolhido e preparado para contribuir com segurança e confiança no cuidado aos pacientes.
"A integração é fundamental para que nossos colaboradores se sintam parte do time desde o primeiro dia. Nós não focamos apenas em treinamentos técnicos, mas também em criar um ambiente de apoio e confiança para que todos possam desempenhar suas funções da melhor maneira possível", destaca o diretor administrativo.
Em tempos de desafios constantes na saúde pública, esse acolhimento faz toda a diferença. É por meio de processos como esse que se constrói um ambiente de trabalho harmonioso, o que, por sua vez, impacta diretamente na qualidade do atendimento prestado à população. Afinal, quando quem cuida se sente bem, o cuidado se torna mais humano e eficaz.