O Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT) será beneficiado com um projeto de modernização elétrica voltado à redução do consumo de energia. A iniciativa, promovida pela EDP, distribuidora de energia elétrica da região, prevê a substituição de refletores por lâmpadas de LED e a instalação de placas solares no hospital, sob gestão do Grupo Chavantes.
A assinatura simbólica do contrato aconteceu na manhã de quinta-feira (3), no próprio hospital, com a presença do prefeito de Taubaté, Sérgio Victor, além de representantes da EDP e do Grupo Chavantes.
O investimento da EDP será de R$ 1 milhão, com início das obras previsto para agosto e conclusão estimada em até quatro meses. Ao todo, oito refletores de alto consumo serão substituídos por equipamentos LED, mais modernos e econômicos. Já as placas fotovoltaicas serão responsáveis por gerar energia limpa e sustentável dentro da unidade hospitalar.
A expectativa é que a economia anual com a conta de luz chegue a R$ 170 mil, o equivalente a 271 MWh por ano, consumo médio de 115 famílias. Segundo o diretor operacional do Grupo Chavantes, Rodolfo Passos, o projeto contribui diretamente para elevar o desempenho da unidade. "A eficiência que essa proposta contempla reflete o alto padrão de desempenho que o Grupo Chavantes busca em todos os seus projetos", afirmou.
A ação foi contemplada pela Chamada Pública de Projetos (CPP 001/2024), do Programa de Eficiência Energética da EDP, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Para Roberto Miranda, gestor da EDP, a parceria vai além da economia: "Projetos como esse em Taubaté são fundamentais para promover e incentivar o uso eficiente da energia, e beneficiar diretamente a população, especialmente por serem implantados em espaços públicos essenciais como o HMUT, referência na região."