Inverno: dicas para cuidar da saúde respiratória na época mais fria do ano

A combinação de quedas de temperatura com clima mais seco nos deixa mais vulneráveis a ação de vírus e bactérias; saiba como se prevenir


O inverno começou oficialmente no dia 20 de junho e se estenderá até setembro, trazendo consigo os dias mais frios do ano. De acordo com a previsão, o inverno deste ano promete ser mais brando, com temperaturas amenas em sua maior parte. Ainda assim, todos precisam se atentar aos cuidados básicos com a saúde nesta época do ano, pois os riscos permanecem os mesmos.

No inverno, a combinação de baixas temperaturas com clima seco deixa o ambiente mais propício para a proliferação de vírus e bactérias. Durante o frio, nossa imunidade também tende a cair com mais facilidade, e é aí que mora o perigo. Com o sistema imunológico fragilizado, ficamos mais vulneráveis a ação desses microrganismos nocivos, que em sua maioria causam gripes, resfriados e outras doenças respiratórias.

Confira algumas dicas essenciais para cuidar da saúde respiratória e se proteger dessas possíveis ameaças:

Mantenha o ar circulando

Nos dias mais frios, é comum que as pessoas deixem as portas e janelas da casa fechadas para evitar a entrada do ar gelado. Contudo, essa não é uma atitude recomendável, já que a falta de circulação de ar facilita a proliferação de vírus e bactérias.

É indispensável manter o ar circulando na casa inteira para evitar que esses microrganismos se espalhem pelo ambiente. O mesmo vale para qualquer tipo de local fechado, então se possível sempre deixe uma janela aberta - seja em casa, no carro, no escritório, no transporte público, etc.

Reforce a imunidade

Quando estamos cuidando bem da saúde, nem mesmo as quedas bruscas de temperatura derrubam nossa imunidade. Durante o inverno, é importante garantir alguns cuidados cotidianos para evitar que o sistema imunológico sofra qualquer deslize.

Manter uma alimentação saudável é o passo número um, reforçando as doses de frutas, legumes e vegetais para garantir um alto valor nutricional em cada refeição. Praticar exercícios físicos também é uma medida importante para manter todos os sistemas do corpo funcionando adequadamente. Não se esqueça de beber muita água todos os dias.

Por fim, mantenha sua carteira de vacinação em dia. A vacina da gripe deve ser reforçada anualmente para manter seu efeito, então não deixe para tomar a dose deste ano de última hora!

Invista em um purificador de ar

É sempre útil contar com métodos alternativos para manter o ar da casa limpo. Os purificadores de ar são a melhor opção nesse quesito, podendo ser deixados nos quartos ou na sala de estar durante a noite, quando a temperatura costuma cair mais.

Vale pesquisar o valor do purificador de ar e equipar a residência com vários para garantir um inverno mais confortável e saudável.