Lorena adere à Campanha Setembro Amarelo e alerta para a prevenção ao suicídio

A cor amarela que simboliza a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio


Lorena preparou uma extensa programação alusiva ao Setembro Amarelo, mês dedicado à campanha mundial de conscientização sobre a prevenção do suicídio. As atividades de prevenção e promoção são realizadas pela Secretaria de Saúde com o objetivo de realizar eventos que abram espaço para debates e divulgação do tema e que possibilitem o alerta a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, bem como as formas de prevenção.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a cor amarela que simboliza a campanha, estará presente em quase todas as ações com orientação aos usuários nas unidades de saúde, além de ações que visam o aperfeiçoamento dos profissionais sobre o tema.

As ações já tiveram início na UBS do Bairro da Cruz e nas ESFs Santo Antônio e Olaria, e a campanha segue em outras unidades: ESF São Roque (19/09 às 9hs), ESF Novo Horizonte (19/09 às 7h30 e 24/09 às 9h), na ESF Vila Brito (24/09 às 8 h) e nas UBS CECAP (26/09 às 10h).

A estimativa da Organização Mundial da Saúde é de 12 mil suicídios por ano no Brasil e 800 mil no mundo todo, e que 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. Em setembro de 2017 o Ministério da Saúde divulgou o primeiro Boletim Epidemiológico de Tentativas e Óbitos por Suicídio no Brasil. Um dos alertas é a alta taxa de suicídio entre idosos com mais de 70 anos. Nessa faixa etária, foram registradas média de 8,9 mortes por 100 mil nos últimos seis anos.

Também chamam atenção o alto índice entre jovens, principalmente homens, e indígenas. Também é importante destacar que o Ministério da Saúde fez parceria com o Centro de valorização da vida (CVV) e tornou gratuita a ligação para a instituição que faz o apoio emocional para prevenção de suicídios. O número do CVV é 188.