Ministério da Saúde monitora caso suspeito de novo coronavírus em Pindamonhangaba

Paciente de 35 anos passa bem e já teve alta, mas está em situação de isolamento domiciliar onde recebe monitoramento diário


O Ministério da Saúde investiga em Pindamonhangaba o caso de uma paciente com suspeita de novo coronavírus. Nesta sexta-feira (28), a Secretaria de Estado da Saúde divulgou o caso, com base em levantamentos feitos pelo governo federal.

A moradora de Pindamonhangaba, de 35 anos, é japonesa e visitou seu país natal recentemente.  No último dia 19, ela procurou o pronto-socorro da cidade, apresentando sintomas de gripe. De acordo com a prefeitura, a paciente não foi enquadrada inicialmente no grupo de suspeita do novo coronavírus (Covid-19).

Seis dias depois ela deu entrada no PS com febre, sendo então inserida no quadro de suspeita da doença. A paciente foi colocada em situação de isolamento domiciliar para um monitoramento diário. Segundo a prefeitura de Pindamonhangaba, a mulher passa bem.

O resultado dos exames deve ser divulgado na próxima semana, após a análise de amostras biológicas que foram colhidas e encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz na quinta-feira (27).


Nota Oficial da Prefeitura de Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba informa que até a presente data tem UM CASO SUSPEITO de Coronavírus (Covid 19).

Trata-se de uma paciente de 35 anos, que veio do Japão para Pindamonhangaba e procurou o Pronto Socorro Municipal em 19.02 com alguns sintomas de gripe porém sem quadro febril, contrariando protocolo da doença. Mesmo assim foi colhida amostra biológica e armazenada no Laboratório Municipal.

Em 25/02 a mesma paciente retornou ao PS com febre, enquadrando-se no protocolo de caso suspeito e foi realizada a notificação junto ao Ministério da Saúde. A amostra foi encaminhada ontem ao Instituto Adolfo Lutz e o resultado deverá vir nos próximos dias.

Não há nenhuma necessidade de pânico pois não temos a confirmação da contaminação pelo vírus. A paciente passa bem e está devidamente orientada com isolamento domiciliar e monitoramento diário da Vigilância Epidemiológica municipal.

É importante reforçar medidas de higiene, como por exemplo:

1. Higienizar com frequência as mãos com água e sabão ou álcool gel.
2. Evitar tocar os olhos, nariz ou boca sem higiene das mãos.
3. Evitar contato próximo com doentes.
4. Cobrir a boca ou o nariz ao tossir ou espirrar.
5. Evitar locais aglomerados.
6. Desinfetar superfícies e objetos tocados com frequência.
7. Manter ventilados os ambientes.