Para medicamentos terem mais eficácia, é necessário seguir algumas dicas; confira

Diabetes, artrose, depressão e outras doenças devem ser tratadas à base de remédios diariamente


Doenças crônicas e as que são tratadas a partir de cartelas de medicamentos, que devem ser tomados por uma ou duas semanas ou até por alguns meses: em todos esses casos, é necessário que os horários e as doses prescritas sejam levados à risca, para garantir a eficácia do tratamento.

Esquecer de tomar os medicamentos, ingerir a dosagem errada ou manipular o remédio de forma equivocada podem ser fatores determinantes para que o tratamento não funcione como o esperado. Por isso, as indicações médicas e dos profissionais do curso de farmácia devem ser seguidas durante todo o processo. 

Confira algumas dicas que podem garantir a eficácia do tratamento:

  1. Atente-se aos horários

A maioria dos remédios de uso contínuo é tomada em horários estabelecidos, como de 4 em 4, 8 em 8 ou de 12 em 12 horas. Há também os que devem ser ingeridos apenas de manhã ou à noite e os anteriores às refeições.

Para conciliar os horários à sua rotina e disponibilidade, a consulta com o médico é necessária. Depois disso, é importante segui-los, já que é o período exato em que o medicamento irá agir, e, depois disso, outra dose deve ser consumida.

  1. Lembretes

Para não esquecer os horários, lembretes no celular podem ser programados para alertar o paciente que é o momento de tomar os medicamentos. Além disso, listas com os remédios, horários e dosagem podem ser feitas e espalhadas pela casa ou levadas para o trabalho pelo paciente.

  1. Peça ajuda de outra pessoa

Mesmo com os lembretes e as listas, é possível que o paciente se esqueça de uma ou outra dose, principalmente se precisar tomar vários tipos de medicamentos. Por isso, deixar outra pessoa ciente do tratamento pode ajudar a não deixar que a medicação seja aplicada em horários errados.

  1. Os comprimidos não podem ser amassados

De acordo com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), triturar ou dissolver os comprimidos compromete a eficácia. Isso porque o revestimento deles garante que o princípio ativo seja liberado apenas no organismo da pessoa, garantindo a funcionalidade.

  1. Tome-os apenas com água

Embora seja uma das coisas mais comuns, tomar medicamentos com chás, sucos, refrigerantes ou qualquer outra bebida com sabor pode diminuir ou potencializar os efeitos do remédio. O indicado é ingeri-lo apenas com água.