A Prefeitura de Pindamonhangaba vai implantar um gripário com funcionamento 24 horas por dia na Unidade Mista de Saúde do Cidade Nova. A medida faz parte das ações emergenciais após o decreto de Situação de Emergência em Saúde Pública, publicado na terça-feira (10), diante do avanço de casos de síndromes respiratórias no município.
A expectativa é que o gripário comece a funcionar ainda neste mês de junho e atenda exclusivamente pacientes com quadro respiratório leve ou grave. O serviço funcionará por três meses em regime 24h e, depois desse período, a unidade volta a atender em horário normal, das 7h às 19h.
Segundo a secretária de Saúde, Silvia Mendes, a criação do gripário é uma resposta à superlotação de outras unidades. "Notamos um aumento considerável nas nossas UPAs e Pronto-Socorro, especialmente entre crianças e idosos, com infecções como influenza, covid-19 e VSR. Precisamos agir para garantir atendimento adequado e evitar colapso no sistema", afirmou.
Com o novo gripário, o Cidade Nova também servirá como ponto de apoio para internações em caso de esgotamento de leitos nas UPAs Araretama e Moreira César e no Pronto-Socorro. Serão abertos 10 novos leitos na unidade.
Entre os dias 1º e 11 de junho, 42,24% dos atendimentos nas UPAs foram relacionados a síndromes gripais. No Pronto-Socorro, o índice foi de 41,32%. Desde maio, mais de 40% de todos os atendimentos de urgência e emergência têm sido por problemas respiratórios.
O decreto nº 6.870, assinado pelo prefeito Ricardo Piorino, autoriza medidas administrativas como aquisição de insumos, contratação de serviços e remanejamento de servidores. O texto também permite a tramitação em regime de urgência nos processos ligados à Saúde. A validade é de 180 dias.