Pindamonhangaba continua com as vacinações contra a Influenza

Nesta semana, foram incorporadas à vacinação as grávidas, mulheres que deram à luz recentemente e crianças de 6 meses a menores que 5 anos


Pindamonhangaba prossegue com a vacinação contra o vírus Influenza. Nesta semana, foram incorporadas à vacinação as grávidas, mulheres que deram à luz recentemente e crianças de 6 meses a menores que 5 anos. A vacinação deve seguir até o dia 1º de junho, sendo o dia “D” em 12 maio, com a incorporação dos novos membros dos grupos prioritários.

As vacinas estão disponíveis no CIAF, Araretama II, Crispim, CISAS, Cidade Nova e Terra dos Ipês, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. Em caso de falta de vacina nestas unidades de saúde, os munícipes podem se dirigir até o posto de saúde central (CIAF/Saúde da Mulher).

No dia “D” sábado, 12 de maio, a vacina estará nos seis postos: CIAF, Araretama II, Crispim, Cisas, Cidade Nova e Terra dos Ipês, das 8h até às 17h. Além da Praça Monsenhor Marcondes, das 7h às 16h.

A campanha iniciou a imunização de acordo com o cronograma dos grupos prioritários. No dia 23 de abril vacinaram-se os idosos, indígenas, trabalhadores da área da saúde; no dia 02 de maio agregou ao grupo a vacinação de crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz recentemente e, no dia 09 de maio, acrescentam-se pessoas com comorbidades, professores e pessoas privadas de liberdade. O cronograma foi estabelecido pelo Governo doe Estado de São Paulo para que não haja transtornos no momento da vacinação, porém aqueles que ainda não se vacinaram e estão nos grupos prioritários podem se dirigir até a unidade de vacinação mais próxima.

Segundo o Ministério da Saúde, a influenza ou gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, com elevado potencial de transmissão. Os sintomas mais comuns são febre, dor muscular e tosse seca. Recentes estudos em unidades sentinelas do Ministério da Saúde (são 252 no território nacional) comprovam a presença de três vírus, deste modo a vacina fornecida será a “trivalente” que possibilita imunização aos vírus Influenza A (H1N1; H3N2), Influenza B e outros vírus respiratórios (VSR, Parainfluenza e Adenovírus).

Toda a população pertencente ao grupo prioritário poderá tomar a vacina, desde que não tenha alergia severa à proteína do ovo. Quanto às reações adversas, pode ocorrer dor no local da aplicação e tendo desaparecimento do incômodo em até 48h. E de 6h a 12h após a aplicação, em alguns casos acontece febre, mal estar e dor muscular que podem persistir por um ou dois dias.

Para 2018, Pindamonhangaba possui a meta de imunizar 32.000 pessoas, de acordo com dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica foram imunizadas 5.249 neste início de campanha. Sendo 4.528 doses aplicadas em idosos e 721 na área da saúde. Em 2017, foram vacinadas 31.447 pessoas, alcançando 101,2% da população.